Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2079
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorFigueiredo, Flora Alexandra Mesquita-
dc.date.accessioned2016-03-16T12:45:16Z-
dc.date.available2016-03-16T12:45:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2079-
dc.descriptionExame público realizado em 31 de Maio de 2013.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.description.abstractEstudos atuais definem o bem-estar subjetivo como um fenómeno que inclui um conjunto de indicadores de respostas emocionais, domínios de satisfação e os julgamentos globais de satisfação de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar diversos indicadores de bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, satisfação com suporte social, qualidade de vida e tonalidade emocional) em alunos com Perturbação de hiperatívidade e défice de Atenção. Participaram neste estudo 371 alunos, 16 com Perturbação hiperatividade e défice de atenção e 355 sem necessidades educativas especiais. Os resultados demonstram que os alunos com PHDA possuem índices menores de bem-estar subjetivo, incluindo uma tonalidade emocional mais negativa, uma menor satisfação com a vida, índices mais baixos de qualidade de vida, mas estão mais satisfeitos com o suporte social global. Estes resultados são congruentes com outros estudos, juntando-se às evidências de que crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais apresentam níveis mais baixos de bem-estar subjetivo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectDistúrbio de Hiperactividade com Défice de Atençãopor
dc.subjectVida cognitivapor
dc.subjectTeste Psicológicopor
dc.subjectEscala breve de satisfação com a vida (EBVS)por
dc.subjectEscala de satisfação com o suporte social (ESSS)por
dc.subjectEscala de tonalidade emocional (ETE)por
dc.subjectEscala breve de saúde mentalpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.titleBem-estar subjectivo em alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201175118-
dc.date.embargo2020-01-15-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado.pdfDissertação de mestrado684,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.