Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Alexandre Soares | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Flora Alexandra Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T12:45:16Z | - |
dc.date.available | 2016-03-16T12:45:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2079 | - |
dc.description | Exame público realizado em 31 de Maio de 2013. | por |
dc.description | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial. | por |
dc.description.abstract | Estudos atuais definem o bem-estar subjetivo como um fenómeno que inclui um conjunto de indicadores de respostas emocionais, domínios de satisfação e os julgamentos globais de satisfação de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar diversos indicadores de bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, satisfação com suporte social, qualidade de vida e tonalidade emocional) em alunos com Perturbação de hiperatívidade e défice de Atenção. Participaram neste estudo 371 alunos, 16 com Perturbação hiperatividade e défice de atenção e 355 sem necessidades educativas especiais. Os resultados demonstram que os alunos com PHDA possuem índices menores de bem-estar subjetivo, incluindo uma tonalidade emocional mais negativa, uma menor satisfação com a vida, índices mais baixos de qualidade de vida, mas estão mais satisfeitos com o suporte social global. Estes resultados são congruentes com outros estudos, juntando-se às evidências de que crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais apresentam níveis mais baixos de bem-estar subjetivo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção | por |
dc.subject | Vida cognitiva | por |
dc.subject | Teste Psicológico | por |
dc.subject | Escala breve de satisfação com a vida (EBVS) | por |
dc.subject | Escala de satisfação com o suporte social (ESSS) | por |
dc.subject | Escala de tonalidade emocional (ETE) | por |
dc.subject | Escala breve de saúde mental | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.title | Bem-estar subjectivo em alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.identifier.tid | 201175118 | - |
dc.date.embargo | 2020-01-15 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado.pdf | Dissertação de mestrado | 684,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.