Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Túlia Rute Maia, 1972-por
dc.contributor.advisorCosta, Sara Mónica Fonseca, 1976-por
dc.contributor.authorFernandes, Bruna Dias, 1988-por
dc.date.accessioned2015-11-17T15:07:59Z-
dc.date.available2015-11-17T15:07:59Z-
dc.date.issued2015-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1740-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 16 de Novembro de 2015por
dc.description.abstractO presente trabalho fez parte integrante do estágio académico de mestrado em psicologia clínica, iniciou-se em Outubro de 2014 até Junho de 2015 e foi desenvolvido em contexto escolar na escola EB2,3 Moinhos da Arroja, no Serviço de Psicologia e Orientação ao Aluno com periodicidade semanal e em contexto clínico de estudo de caso, no qual a intervenção psicológica se realizou com duas crianças de doze e catorze anos, frequentando o 6º e 9º ano do ensino básico, sendo este acompanhamento uma vez por semana. Como recolha de dados foi elaborada uma entrevista clínica, recolha de Anamnese, observação e utilizados os seguintes instrumentos de avaliação, CDI, ICAC, Teste do Desenho da Família, Matrizes Progressivas de Raven e Zelazowsca. Para a prática da Psicologia Clínica, o aconselhamento psicológico foi uma das formas de intervenção utilizadas ao longo do estágio, no sentido de aprimorar os recursos pessoais dos pacientes e promover o bem-estar psicológico, para uma adaptação satisfatória face ao estado em que se encontram. A terapia cognitiva-comportamental foi também fundamental para os acompanhamentos realizados, no sentido de encontrar estratégias para a restruturação emocional, cognitiva, modificação de comportamentos disfuncionais, desenvolvimento de habilidades interpessoais, para prevenção de psicopatologia. Neste sentido, incide-se nos conceitos de psicologia clínica, psicoterapia de apoio e adolescência, sendo fundamentados através de literatura científica onde os diversos autores de longa data nos trazem um entendimento acerca do adolescente, da sua vinculação e do seu desenvolvimento psicológico e emocional.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdolescentes - Aconselhamentopor
dc.subjectPsicologia do adolescentepor
dc.subjectPsicologia clínica - Prática profissionalpor
dc.subjectEscola E.B. 2/3 Ciclos Moinhos de Arroja (Odivelas, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleIntervenção com adolescentes em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201150573por
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mpc_bruna_fernandes_dissertacao.pdfDissertação9,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.