Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabrita, Túlia Rute Maia, 1972- | por |
dc.contributor.advisor | Costa, Sara Mónica Fonseca, 1976- | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Bruna Dias, 1988- | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-17T15:07:59Z | - |
dc.date.available | 2015-11-17T15:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1740 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 16 de Novembro de 2015 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho fez parte integrante do estágio académico de mestrado em psicologia clínica, iniciou-se em Outubro de 2014 até Junho de 2015 e foi desenvolvido em contexto escolar na escola EB2,3 Moinhos da Arroja, no Serviço de Psicologia e Orientação ao Aluno com periodicidade semanal e em contexto clínico de estudo de caso, no qual a intervenção psicológica se realizou com duas crianças de doze e catorze anos, frequentando o 6º e 9º ano do ensino básico, sendo este acompanhamento uma vez por semana. Como recolha de dados foi elaborada uma entrevista clínica, recolha de Anamnese, observação e utilizados os seguintes instrumentos de avaliação, CDI, ICAC, Teste do Desenho da Família, Matrizes Progressivas de Raven e Zelazowsca. Para a prática da Psicologia Clínica, o aconselhamento psicológico foi uma das formas de intervenção utilizadas ao longo do estágio, no sentido de aprimorar os recursos pessoais dos pacientes e promover o bem-estar psicológico, para uma adaptação satisfatória face ao estado em que se encontram. A terapia cognitiva-comportamental foi também fundamental para os acompanhamentos realizados, no sentido de encontrar estratégias para a restruturação emocional, cognitiva, modificação de comportamentos disfuncionais, desenvolvimento de habilidades interpessoais, para prevenção de psicopatologia. Neste sentido, incide-se nos conceitos de psicologia clínica, psicoterapia de apoio e adolescência, sendo fundamentados através de literatura científica onde os diversos autores de longa data nos trazem um entendimento acerca do adolescente, da sua vinculação e do seu desenvolvimento psicológico e emocional. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Adolescentes - Aconselhamento | por |
dc.subject | Psicologia do adolescente | por |
dc.subject | Psicologia clínica - Prática profissional | por |
dc.subject | Escola E.B. 2/3 Ciclos Moinhos de Arroja (Odivelas, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.title | Intervenção com adolescentes em contexto escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201150573 | por |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_bruna_fernandes_dissertacao.pdf | Dissertação | 9,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.