Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1425
Title: O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso
Author: Clemente, Maria Inês Garrido Antão, 1984-
Advisor: Braizinha, Joaquim, 1944-
Justo, José Manuel Mata, 1955-
Santos, João Manuel Rodrigues Costa dos, 1957-
Keywords: Professores - Prática profissional
Professores - Atitudes
Relação professor-aluno
Escola Secundária da Amadora (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Issue Date: 4-Feb-2015
Abstract: O presente estudo pretende analisar e compreender o papel do professor aos olhos dos alunos, incidindo-se na temática de como ser professor, de como aprender a ser mais um entre os pares. Na abordagem teórica referem-se algumas definições e características do perfil de professor, com base na bibliografia consultada. Esta investigação configura-se como um estudo de caso. Numa primeira instância, utiliza-se uma amostra composta por vinte alunos, do 12º ano do agrupamento de Artes Visuais, da Escola Secundária da Amadora, sendo posteriormente reduzida a três elementos, de forma, a poder aprofundar a questão em estudo. Na recolha dos dados efectua-se um questionário fechado aos vinte alunos e três entrevistas semiestruturadas, designadas de Entrevista, Entrevista Reflexiva e Entrevista Aprofundada, aos três alunos seleccionados. Analisa-se então, os dados através da análise de conteúdo, seleccionando-se categorias analíticas, relevantes para a investigação, e efectua-se, por fim, a triangulação de dados. Nas considerações finais revela-se as percepções verificadas.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 3 de Fevereiro de 2015
URI: http://hdl.handle.net/11067/1425
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_maria_clemente_dissertacao.pdfDissertação6,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.