Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/1360
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manoel, Bernardo de Orey, 1969- | por |
dc.contributor.advisor | Lebre, Pedro Jorge Ribeiro Guedes, 1968- | por |
dc.contributor.author | Martins, Florbela Gomes, 1986- | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-19T11:58:54Z | - |
dc.date.available | 2015-01-19T11:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1360 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 14 de Janeiro de 2015 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objecto de estudo a arquitectura dos espaços funerários. Para tal, foram eleitas três tipologias de cemitérios construídas na segunda metade do século XX e que se constituem como casos de estudo: o cemitério da tradição de Carlo Scarpa; o cemitério cidade de Aldo Rossi e o cemitério paisagem de Enric Miralles. A investigação procura enquadrar os fundamentos da arquitectura que os três arquitectos revelam ao pensar e construir três espaços de ausência (física) e da memória (culto religioso). Os cemitérios, percorridos pelos vivos, são ocupados pelos mortos. Estes são espaços com um carácter específico da relação entre a vida e a morte nos quais se condensa parte da história humana. Neste sentido é possível afirmar que estes espaços constituem, nas suas diversas dimensões, cidades cujo objectivo é o de perpetuar a memória. Representam, desde sempre, um facto arquitectónico singular, suportados nas suas próprias lógicas de organização e planeamento que revelam os diversos níveis de estratificação das sociedades onde são construídos. Abordar a arquitectura funerária, pressupõe investigar as questões matriciais que estiveram e estão na génese desta tipologia, da ideia generativa até ao momento da sua construção. Nesta investigação considera-se relevante proceder à leitura crítica de um conjunto de projectos que estruturam uma configuração específica, materializada desde a ideia até à formalização/construção dos mesmos. São propostas que se constroem em territórios singulares e configuram objectos arquitectónicos distintos nos seus fundamentos propositivos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cemitérios - Século 20 | por |
dc.subject | Espaço (Arquitectura) | por |
dc.subject | Arquitectura e religião | por |
dc.title | Arquitectura funerária : conceitos e lógicas propositivas no cemitério do século XX | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201168006 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_florbela_martins_dissertacao.pdf | Dissertação | 4,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.