Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/973
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Joaquim Marcelino da Conceição dos, 1961- | por |
dc.contributor.advisor | Tainha, Manuel Mendes, 1922-2012 | por |
dc.contributor.author | Pereira, Alexandre Carlos Sá Guerra Marques, 1962- | por |
dc.date.accessioned | 2014-07-15T11:47:34Z | - |
dc.date.available | 2014-07-15T11:47:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/973 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 | por |
dc.description | Exame público realizado em 23 de Julho de 2012 | por |
dc.description.abstract | Com esta tese pretendemos ir no encalço de "afinidades electivas" no campo da arquitectura, que constituem registos humanísticos do diálogo entre a cultura escandinava e a cultura mediterrânica – duas culturas aparentemente muito distantes; estes registos têm quer na expressão do Objecto Arquitectónico construído, quer no plano filosófico que existe na arquitectura, mas que também existe num plano mais lato que o transcende, um verdadeiro plano civilizacional. Pretende-se saber o como, e porquê começaram estas relações, suas consequências e a sua evolução e reflexos no desenvolvimento da cultura em geral, em particular na cultura arquitectónica do Movimento Moderno, assim como avaliar as suas consequências no presente e no futuro; seja, como se constituíram como facto humanístico capaz de ainda hoje ser susceptível de criar contemporaneidade e futuro, numa civilização já definitivamente global. Estas "trocas" tiveram os seus tempos e espaços, num Mundo pré-global, que duas grandes guerras terão precariamente unido na insuficiência ética da própria guerra, num Mundo de descobertas, de invenção de outras vias, de outras maneiras de estar e de fazer; num Mundo onde as diversas culturas buscavam uma “qualquer” identidade própria, que necessitavam no plano colectivo, independentemente das questões da individualidade de autor e da obra de arte. A questão do classicismo, é central nesta tese, pois o ideário clássico, teve a sua génese a Sul e a partir do período pós-Renascimento, a produção da teoria e Prática da Arquitectura Ocidental, passa lentamente a deslocar-se cada vez mais para Norte, da França do Iluminismo, à Inglaterra do Neo-Palladiano, até aos países do Centro e Norte da Europa com o surgimento do primeiro Romantismo. Definitivamente, o julgamento de Galileu Galilei tinha imposto um desenvolvimento da Cultura Ocidental para Norte e determinada uma moderna invasão da cultura mediterrânica para Norte. O tempo histórico do Classicismo no período iluminista, que se caracteriza fundamentalmente pela continuação e transformação dos valores clássicos através do Neo-Classicismo, vem ultrapassar em definitivo, a implantação do Barroco. Classicismo que resiste no Romantismo, atravessando a segunda metade do século XIX na sua dispersão ecléctica de influências, até ao período do ressurgimento da ideia e da essência do próprio Classicismo, em paralelo com o interesse pelo vernáculo e outros revivalismos, ou pelos “Arts and Crafts” e o movimento sucedâneo o Nacional-Romantismo. Este percurso estrutura-se em direcção ao Movimento Moderno, no período entre os anos 10 e 30 do século XX nos países Escandinavos, num movimento de transição, conhecido como "Classicismo Moderno", movimento esse paralelo às primeiras vanguardas do modernismo. Entrando finalmente em pleno século XX e no Movimento Moderno, na sua heterogeneidade – em rigor um verdadeiro eclectismo - continuidade e desenvolvimento, desde os anos 20, até à segunda metade do século XX, com o estudo mais detalhado de certos autores, seus percursos e “Obras". Temos então, a Norte na primeira metade de século a arquitectura e alguns dos arquitectos da Escandinávia com "Afinidades", ou contaminações a Sul. A Sul na segunda metade do século a arquitectura e outros arquitectos da Ibéria, estes com "Afinidades", ou contaminações a Norte. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Movimento moderno (Arquitectura) - Região mediterrânica | por |
dc.subject | Movimento moderno (Arquitectura) - Escandinávia | por |
dc.subject | Classicismo na arquitectura | por |
dc.title | Do classicismo moderno à experiência sensível : a cultura arquitectónica moderna e os fenómenos de reciprocidade das sínteses culturais entre a cultura nórdica e a cultura mediterrânica | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.identifier.tid | 101233817 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
da_alexandre_pereira_tese.pdf | Tese | 13,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.