Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/960
Título: O consumo de álcool pelos alunos do 9.º ano de escolaridade no distrito de Beja : fatores determinantes
Outros títulos: The alcohol consumption by students from the 9th grade in the district of Beja
Autor: Tavares, Teresa
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Palavras-chave: Jovens - Consumo de álcool - Portugal - Beja
Jovens - Consumo de álcool - Portugal - Beja - Prevenção
Data: 2013
Citação: Tavares, Teresa ; Bonito, Jorge ; Oliveira, Maria Manuela (2013) - O consumo de álcool pelos alunos do 9.º ano de escolaridade no distrito de Beja : fatores determinantes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:1 (Janeiro-Junho 2013) 21-48.
Resumo: O álcool é a droga mais procurada no mundo, tendo-se registado um grande aumento do consumo pelos jovens nos últimos anos. Este estudo, inserido num projeto de maior dimensão, pretende dar conta das representações que os alunos do 9.º ano de escolaridade das escolas do distrito de Beja têm acerca do consumo de bebidas alcoólicas, nos diferentes contextos sociais, para, posteriormente, conceber e implementar um programa de intervenção preventiva seletiva do consumo de álcool. A recolha de informação fez-se com recurso a um inquérito por questionário, construído pelos autores deste trabalho e validado por peritos externos e em testagem piloto. Procedeu-se à análise estatística descritiva e inferencial, usando-se o SPSS. Verificou-se que os alunos tendem a iniciar o consumo de bebidas alcoólicas por volta dos 13 anos. As variáveis “Com quem consumiu a primeira bebida alcoólica” e “O local de consumo da primeira bebida alcoólica” foram identificadas como determinantes para o consumo de álcool; porém, a variável “Os contextos sociais/ocasiões onde consome bebidas alcoólicas” não se assumiu com a mesma relevância que as anteriores.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 1 (Janeiro-Junho 2013). - p. 21-48.
URI: http://hdl.handle.net/11067/960
https://doi.org/10.34628/m5qj-2881
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 1 (Janeiro-Junho 2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v4_n1_2.pdf558,99 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.