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Título: À conversa sobre violência entre especialistas : tertúlia no âmbito do Congresso "Prevenção da criminalidade e dependências" na Universidade Lusíada de Lisboa, Abril 2012
Outros títulos: A conversation about violence among specialists : a round table part of the international Congress "Criminality and adictions prevention at Universidade Lusíada de Lisboa, April 2012
Autor: Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Leandro, Armando Gomes
Reis, Eurico
Stilwell, Isabel
Baptista, Izabel
Negreiros, Jorge
Palavras-chave: Violência na escola - Portugal
Violência na escola - Portugal - Prevenção - Política governamental
Data: 2013
Citação: Matos, Margarida Gaspar de [et al.] (2013) - À conversa sobre violência entre especialistas : tertúlia no âmbito do Congresso "Prevenção da criminalidade e dependências" na Universidade Lusíada de Lisboa, Abril 2012. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:1 (Janeiro-Junho 2013) 11-20.
Resumo: O objectivo deste debate foi aprofundar a compreensão sobre os comportamentos de violência entre alunos de escolas públicas em Portugal e identificar determinantes e correlatos, boas práticas e estratégias de intervenção, na opinião de especialistas em várias áreas deste sector. Sabemos do estudo HBSC em Portugal que de 2002 para 2010 diminuiu significativamente o número de alunos com envolvimento em situações de violência. As raparigas e os alunos mais velhos envolvem-se menos em situações de violência. Verificam-se diferenças regionais. Por outro lado estima-se que em 16.4% das escolas há um maior convívio com situações de violência e em 12,7% das escolas há um quase inexistente convívio com a violência. Este facto demonstra por um lado que a violência “problemática” ocorre num número reduzido (embora sempre preocupante) de escolas, por outro lado que é possível identificar a nível da escola, boas e más vivências e práticas em relação à violência. No entanto, é crença generalizada, corroborada pela comunicação social de que a violência juvenil está “pior do que nunca e não para de aumentar”. O que fazer em termos de políticas públicas para lidar com a situação.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 1 (Janeiro-Junho 2013). - p. 11-20.
URI: http://hdl.handle.net/11067/959
https://doi.org/10.34628/0kgv-6h81
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 1 (Janeiro-Junho 2013)

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