Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/957
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944- | por |
dc.contributor.advisor | Justo, José Manuel Mata, 1955- | por |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Francisco Gonçalves, 1972 | por |
dc.contributor.author | Justiniano, Rita Junqueira, 1984- | por |
dc.date.accessioned | 2014-07-11T11:54:43Z | - |
dc.date.available | 2014-07-11T11:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/957 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 10 de Julho de 2014 | por |
dc.description.abstract | A ausência de desenvolvimento de capacidades na elaboração de raciocínios abstratos no domínio da lógica formal por parte dos alunos tem caraterizado, de forma genérica, as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Geometria Descritiva A. No mundo atual, de pragmatismos técnicos, económicos e culturais, o papel da imagem visual domina a comunicação, e entra de forma imediata em tudo o que nos rodeia, tornando cada vez mais difícil para os jovens a construção de pensamento visual a partir de determinados conceitos operatórios formais, quando tudo lhes é apresentado de um modo tão tangível. É na correlação entre o quadro conceptual de perceção e visualização racional de uma realidade concreta e o quadro operativo de representação e atualização gráfica dessa realidade que, se encontra a génese da problemática da aprendizagem da Geometria Descritiva e se localiza as principais dificuldades de compreensão e de utilização correta das ferramentas da disciplina, num processo que se designa de diálogo entre a mão e o cérebro. As dificuldades de aprendizagem desta disciplina, quer na sua linguagem e modus operandi específico, quer nos conteúdos programáticos que definem o seu programa curricular, constituem, deste modo, o cerne da problemática do presente relatório de estágio, realizado no contexto particular da Região Autónoma dos Açores. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Geometria descritiva - Ensino e estudo | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.subject | Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201120569 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
meav_rita_justiniano_dissertacao.pdf | Dissertação | 19,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.