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dc.contributor.authorSilva, António Borges da-
dc.contributor.authorMatos, Margarida Gaspar de, 1956--
dc.contributor.authorDiniz, José Manuel Fragoso Alves-
dc.date.accessioned2012-10-10T10:29:23Z-
dc.date.available2012-10-10T10:29:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSilva, António Borges da ; Matos, Margarida Gaspar de ; Diniz, José Manuel Fragoso Alves (2010) - Escola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 1 (Abril 2010) 117-139.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/91-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/dewx-yf21-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 1 (Abril 2010). - p. 117-139.por
dc.description.abstractA escola é um dos contextos do adolescente. O estudo quer relacionar a percepção que os adolescentes portugueses têm do seu bem-estar, nas vertentes afectivoemocional e cognitiva, com variáveis que caracterizam a sua percepção da escola: capacidade escolar, pressão dos trabalhos escolares, sentimentos pela escola, apoio dos colegas e apoio dos professores. É um estudo descritivo e correlacional de carácter transversal, numa amostra representativa da população das escolas públicas em Portugal continental constituída por 4877 indivíduos, 49.6% do género masculino e 50.4% do género feminino. As idades dos participantes oscilam entre os 10 e os 18 anos, sendo a média de 14 anos e o desvio padrão 1.89. Os adolescentes percepcionam-se com bons níveis de bem-estar e com uma boa relação com a escola, embora exista uma ampla margem para melhorar. As componentes cognitivas e afectivo-emocionais do bem-estar entrelaçam-se entre si e com as variáveis relacionadas com a escola, que mostram relação directa com o bem-estar. Incrementar o bem-estar e a relação com a escola podem/devem acontecer de forma concomitante, parecendo que não se pode investir apenas na técnica e nos âmbitos cognitivos das aprendizagens, mas se deverá igualmente investir em programas de desenvolvimento de competências emocionais e sociais. (António Borges da Silva, Margarida Gaspar de Matos, José Alves Diniz)por
dc.language.isootherpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudantes - Psicologiapor
dc.subjectBem-estarpor
dc.titleEscola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentespor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage117por
degois.publication.lastPage139por
degois.publication.titleRevista de psicologia da criança e do adolescentepor
dc.identifier.citationtitleEscola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes-
dc.identifier.citationauthorSilva, António Borges da-
dc.identifier.citationauthorMatos, Margarida Gaspar de-
dc.identifier.citationauthorDiniz, José Manuel Fragoso Alves-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, n. 01 (2010)

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