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dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-por
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955-por
dc.contributor.advisorRodrigues, David Manuel Pereira, 1967-por
dc.contributor.authorMartins, Vasco Leite Costa, 1980-por
dc.date.accessioned2014-04-11T13:44:17Z-
dc.date.available2014-04-11T13:44:17Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/864-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 7 de Abril de 2014por
dc.description.abstractA presente investigação insere-se no estudo metodológico do ensino, concretamente na relação entre o sujeito/aluno e o professor de ensino artístico, tendo como objeto disciplinar a linguagem visual. Pretende-se responder ao problema geral da desvalorização do ensino das artes visuais, transversal em toda a comunidade escolar, através de uma metodologia de ensino individualizada. A individualização dos percursos educativos é essencial no ensino artístico de modo a permitir o desenvolvimento das componentes intelectuais do domínio da linguagem visual: o pensamento visual, e o processo criativo. Estes processos mentais são construídos de acordo com a experiência pessoal, e não podem ser orientados e desenvolvidos num ensino clássico onde um professor se dirige a uma turma. É necessário o conhecimento profundo do aluno, e uma orientação individual dos trabalhos, e uma planificação ajustada às especificidades de cada aluno. O trabalho é composto por três casos de estudo, que são comparados através de uma investigação qualitativa. Os três contextos de aplicação da metodologia são semelhantes no enquadramento social, mas distintos na estrutura educativa e nível de conhecimento dos alunos, de modo a avaliar a metodologia proposta apenas nos aspetos metodológicos em estudo. Os resultados são muito díspares nos vários casos de estudo, pelo que se recomenda a continuidade do estudo com uma base de análise maior, de modo a determinar quais os elementos não metodológicos que determinam essas disparidades.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtes - Ensino e estudopor
dc.subjectRelação professor-alunopor
dc.subjectEscola E.B. 2/3 Ciclos do Bairro Padre Cruz (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleMetodologia para o ensino da linguagem visual : três estudos de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201120470por
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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