Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-por
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955-por
dc.contributor.advisorLucena, Ana Cristina da Fonseca Goulart Medeiros, 1957-por
dc.contributor.authorLeal, Cláudia Sofia Martins Domingues Fialho, 1975-por
dc.date.accessioned2014-03-21T12:13:58Z-
dc.date.available2014-03-21T12:13:58Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/829-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 14 de Março de 2014por
dc.description.abstractEste estudo aborda a problemática do papel das Artes Visuais, especificamente a disciplina de educação visual, na escola, procurando compreender a sua eventual relação com as disciplinas da área das ciências exatas, nomeadamente a matemática e as ciências naturais, no 3º ciclo do ensino básico. Utilizando como metodologia a investigação-ação, pretendemos perceber se existe ou não interdisciplinaridade entre as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, e de que forma as disciplinas da área das Artes Visuais poderão contribuir para o sucesso das aprendizagens nestas duas áreas. Deste modo, procuramos compreender: como é que o desenho curricular do 3º ciclo do ensino básico articula com as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais; se o programa da disciplina de educação visual tem pontos de contacto com as disciplinas de matemática e ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico; quais os fatores do programa de Artes Visuais que contribuem para o sucesso das aprendizagens das disciplinas de matemática e ciências naturais. O presente relatório de estágio diz respeito a um período de prática pedagógica supervisionada, onde a problemática em análise serviu de base à temática a desenvolver. Pretendemos com este estudo, contribuir para um enriquecimento das práticas letivas nas disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, mostrando que as Artes Visuais podem ser mais utilizadas como veículo de transmissão de matérias várias, funcionando como uma mais-valia no sucesso das aprendizagens.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtes - Ensino e estudopor
dc.subjectCiência - - Ensino e estudopor
dc.subjectEscola E.B. 2/3 Ciclos Prof. Agostinho da Silva (Sintra, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleA importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactaspor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201120453pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_claudia_leal_v1.pdfDissertação - V. 13,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
meav_claudia_leal_v2.pdfDissertação - V. 26,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.