Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944- | por |
dc.contributor.advisor | Justo, José Manuel Mata, 1955- | por |
dc.contributor.advisor | Lucena, Ana Cristina da Fonseca Goulart Medeiros, 1957- | por |
dc.contributor.author | Leal, Cláudia Sofia Martins Domingues Fialho, 1975- | por |
dc.date.accessioned | 2014-03-21T12:13:58Z | - |
dc.date.available | 2014-03-21T12:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/829 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 14 de Março de 2014 | por |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a problemática do papel das Artes Visuais, especificamente a disciplina de educação visual, na escola, procurando compreender a sua eventual relação com as disciplinas da área das ciências exatas, nomeadamente a matemática e as ciências naturais, no 3º ciclo do ensino básico. Utilizando como metodologia a investigação-ação, pretendemos perceber se existe ou não interdisciplinaridade entre as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, e de que forma as disciplinas da área das Artes Visuais poderão contribuir para o sucesso das aprendizagens nestas duas áreas. Deste modo, procuramos compreender: como é que o desenho curricular do 3º ciclo do ensino básico articula com as disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais; se o programa da disciplina de educação visual tem pontos de contacto com as disciplinas de matemática e ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico; quais os fatores do programa de Artes Visuais que contribuem para o sucesso das aprendizagens das disciplinas de matemática e ciências naturais. O presente relatório de estágio diz respeito a um período de prática pedagógica supervisionada, onde a problemática em análise serviu de base à temática a desenvolver. Pretendemos com este estudo, contribuir para um enriquecimento das práticas letivas nas disciplinas de educação visual, matemática e ciências naturais, mostrando que as Artes Visuais podem ser mais utilizadas como veículo de transmissão de matérias várias, funcionando como uma mais-valia no sucesso das aprendizagens. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Artes - Ensino e estudo | por |
dc.subject | Ciência - - Ensino e estudo | por |
dc.subject | Escola E.B. 2/3 Ciclos Prof. Agostinho da Silva (Sintra, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.title | A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201120453 | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
meav_claudia_leal_v1.pdf | Dissertação - V. 1 | 3,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
meav_claudia_leal_v2.pdf | Dissertação - V. 2 | 6,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.