Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/799
Title: A dualidade entre material e imaterial na obra de Gonçalo Byrne e João Santa-Rita
Author: Cabral, Andreia Sofia dos Santos, 1987-
Advisor: Manoel, Bernardo de Orey, 1969-
Keywords: Sentidos e sensações na arquitectura
Edifício Praça Eça de Queirós (Leiria, Portugal)
Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra, Portugal)
Casas mortuárias de Beja (Portugal)
Byrne Gonçalo Sousa 1941- - Crítica e interpretação
Santa Rita, João, 1960- - Crítica e interpretação
Issue Date: 26-Feb-2014
Abstract: Desde cedo me inquietou a definição de arquitetura. O que é arquitetura para além do visível? Sabemos que é uma construção, e que essa construção é composta por matéria e forma, mas e as qualidades que a tornam mais do que um mero objeto? Os edifícios comunicam através de aspetos quantitativos, materiais, fachadas, luz, programa; é certo, mas comunicam essencialmente através de aspetos qualificativos, do que provocam em nós, estímulos, sensações, memória, imaginação. A expressão entre arquitetura e Homem é acima de tudo sensorial. A experiência de habitar é fenomenológica, assenta numa troca de sensações, onde a emoção que cada edifício transmite está ligada à individualidade do utilizador. Precisamos de entender que a arquitetura é mais que o visível e que o corpo é o recetor dos estímulos gerados através do espaço arquitetónico, para poder falar de arquitetura sensível.
Description: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 19 de Fevereiro de 2014
URI: http://hdl.handle.net/11067/799
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_andreia_cabral_dissertacao.pdfDissertação10,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.