Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gentil-Homem, Pedro, 1966- | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T17:07:59Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11T17:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Gentil-Homem, Pedro (2018) - E depois do Adeus : design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1979-2015). - Convergências : Revista de investigação e ensino das artes. - ISSN 1646-9054.- V. 11, n.º 21 (2018). - P. 1-12. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-9054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7865 | - |
dc.description | Convergências : Revista de investigação e ensino das artes. - ISSN 1646-9054.- V. 11, n.º 21 (2018). | pt_PT |
dc.description.abstract | A contaminação entre o ambiente a bordo dos aviões da TAP (como companhia de bandeira portuguesa) e o contexto ideológico, económico, social e cultural do país, leva-nos a estabelecer a hipótese de que os limites programáticos de um enunciado em design e o modo como este se apropria do imaginário colectivo de um povo, contribuem, num jogo duplo, para a revisão da sua própria identidade. Com o objectivo parcelar de construção de uma tão aguardada e definitiva História do Design em Portugal, apresentamos os resultados obtidos mediante a adopção de uma metodologia qualitativa e não intervencionista, assente na compulsão documental de fontes primárias inéditas e no cruzamento de dados, disponíveis no Sector de Documentação e Arquivo do Museu TAP (SDA/MTAP), articulada com a consulta de periódicos e a observação directa de objectos. A evolução morfológica e programática da configuração interior dos aviões é descrita criticamente seguindo uma lógica diacrónica. | pt_PT |
dc.description.abstract | The contamination between the ambience aboard TAP’s aircraft as a flag carrier and its ideological, economic, social and cultural contexts, lead us to establish the hypothesis that the programmatic boundaries of a design briefing, and how it appropriates the collective imagination of a people contributes by double playing to an introspection of their own identity. As a contribution for a long foreseen Design History in Portugal, this article show the results of a research using qualitative and non-interventionist methodologies mainly obtained from primary sources and data collected at the Documentation and Archive Department of TAP Museum (SDA/MTAP), and from printed documentation, iconography, and direct observation of cabins and cabin objects. The several interior configurations are critically analyzed and diachronically presented. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Transportes Aéreos Portugueses, 1945- - História | pt_PT |
dc.subject | Aeronáutica comercial - Design - Portugal | pt_PT |
dc.title | E depois do Adeus : design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1979-2015) | pt_PT |
dc.title.alternative | After waving goodbye : interior design for the Airline of Portugal’s fleet (1979-2015) | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
Appears in Collections: | [ILID-CITAD] Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
E depois do Adeus design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1979 2015).pdf | Texto integral | 3,64 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License