Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7862
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gentil-Homem, Pedro, 1966- | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T15:58:21Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11T15:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Gentil-Homem, Pedro (2022) - Chá, Café ou Laranjada?: um contributo para a crítica de objectos especificamente “aéreos”. - Convergências : Revista de investigação e ensino das Artes. - ISSN 1646-9054. V. 15, n.º 30 (2022). - P. 77-88. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-9054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7862 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.30.126 | - |
dc.description | Convergências : Revista de investigação e ensino das artes. - ISSN 1646-9054. - V. 15, n.º 30 (2022). | pt_PT |
dc.description.abstract | Diversas áreas específicas do design tentam superar a artificialidade da vida a bordo de um avião, mimetizando facetas do quotidiano ao nível do solo. A recepção (e despedida) dos passageiros, coreografada à porta da cabina, ou os objectos que a povoam, são exemplos dessa tentativa de humanização de um espaço culturalmente impessoal e asséptico. A refeição é um dos momentos que ultrapassa a mera necessidade alimentar, constituindo um momento simultaneamente lúdico e disciplinador. O serviço e os objectos que dela fazem parte revestem-se de características técnicas, funcionais e simbólicas, que permitem diferencia-los. Observamos como esta “encenação” viveu a realidade fechada e incipiente das décadas de quarenta e cinquenta do Século XX, a mentalidade aberta pela revolução de 1974 e a maturidade do design português na década de oitenta. | pt_PT |
dc.description.abstract | Very specific areas of design engage all efforts to give an everyday life environment to the artificial ambience on board an airplane. The choreographed reception (and farewell) by the crew at the cabin door, or the ambience that surround us during flight are examples of that humanization applied to a culturally artificial and aseptic space. The meal is one of those instances that, besides satisfying the need for food, accomplish simultaneously a comforting moment and a disciplinary function. The service choreography and the objects that surround its stages are covered with unique technical, functional and symbolic values that differentiate them from regular meals at ground level. We paid a visit to the on-board environment of Portuguese airplanes during the 20th century, from the incipient 40’s and 50’s until a more open post 1974 revolution attitude and mature design discourse during the 80´s. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aeronáutica comercial - Design - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Design industrial | pt_PT |
dc.subject | Instrumentos, utensílios, etc. | pt_PT |
dc.title | Chá, café ou laranjada? : um contributo para a crítica de objectos especificamente "áreos" | pt_PT |
dc.title.alternative | Coffee, tea or me?: a critique contribute to a specific type of “aerial” object | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
Appears in Collections: | [ILID-CITAD] Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Chá_café ou laranjada.pdf | Texto integral | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License