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dc.contributor.advisorRamalho, Sofia Marlene Marques-
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Silva Azevedo-
dc.date.accessioned2025-02-28T12:53:37Z-
dc.date.available2025-02-28T12:53:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7843-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, orientado pela Profª Doutora Sofia Marlene Ramalho, Universidade Lusíada, Porto, 2024-
dc.descriptionExame público realizado em 30 de janeiro de 2025, às 11H-
dc.description.abstractA redes sociais tem um papel relevante na disseminação dos ideais corporais. No ano de 2020 as tendências “fitinspiration” e “bodypositivity” tornaram-se populares na rede social TikTok, devido ao possível impacto destas na imagem corporal dos indivíduos que as acompanham. Deste modo, o presente estudo procura explorar os efeitos da visualização de vídeos “fitinspiration” e “bodypositivity” da rede social TikTok na satisfação corporal, estado de humor, comportamento alimentar e no bem-estar psicológico de jovens universitários. Com este propósito, foi efetuado um estudo experimental com 126 estudantes universitários (89,7% do género feminino; 8,7% género masculino e 2 não binários; 18-25 anos, M=20.3, DP) = 1.7 anos), aleatoriamente divididos por três condições: grupo experimental “fitinspiration”, grupo experimental “bodypositivity” e grupo de controlo “art”. No que concerne aos resultados, verificou-se um decréscimo dos níveis de satisfação com a atratividade física (t(40)=2,805; p=,008) e ansiedade (t(40)=3,366; p=0,002), após exposição aos vídeos no grupo “fitinspiration”; um aumento da confiança (t(41)=2,826; p=,007) e um decréscimo da ansiedade (t(41)=2,218; p=,032) após exposição a vídeos no grupo “bodypositivity ”. Não se encontraram diferenças entre os três grupos em relação aos níveis de satisfação corporal geral, quer antes como depois da tarefa de exposição aos vídeos. Relativamente ao comportamento alimentar e bem-estar psicológico, também não se verificaram diferenças entre os três grupos. Concluiu-se que a exposição a determinados vídeos de ideais corporais poderá ter efeito em algumas perceções sobre a satisfação corporal e estado de humor, mas não ao nível do comportamento alimentar e bem-estar psicológico. Mais estudos serão necessários para explorar os efeitos da visualização deste tipo de conteúdos na imagem corporal.pt_PT
dc.description.abstractSocial media plays an important role in the dissemination of body ideals. In 2020, the “fitinspiration” and “bodypositivity” trends became popular on the TikTok social network, due to their possible impact on the body image of individuals who follow them. Therefore, this study seeks to explore the effects of watching “fitinspiration” and “bodypositivity” videos on the TikTok social network on body satisfaction, mood, eating behavior and psychological well-being in young university students. To this end, an experimental study was carried out with 126 university students (89.7% female; 8.7% male and 2 non-binary; 18-25 years old, M=20.3, SD) = 1.7 years), randomly divided into three conditions: “fitinspiration” experimental group, “bodypositivity” experimental group and “art” control group. Regarding the results, there was a decrease in levels of satisfaction with physical attractiveness (t(40)=2.805; p=.008) and anxiety (t(40)=3.366; p=0.002) after exposure to the videos in the “fitinspiration” group; an increase in confidence (t(41)=2.826; p=.007) and a decrease in anxiety (t(41)=2.218; p=.032) after exposure to videos in the “bodypositivity” group. No differences were found between the three groups in terms of overall body satisfaction levels, either before or after the video exposure task. Regarding eating behavior and psychological well-being, there were also no differences between the three groups. It was concluded that exposure to certain body ideal videos may influence some perceptions of body satisfaction and mood, but not on eating behavior and psychological well-being. Further studies are needed to explore the effects of viewing this type of content on body image.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)pt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectAdição à Internet - Estudantes universitários - Comportamento alimentarpt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sociodemográfico - Avaliação antropométricapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Bem-Estar Psicológico de Ryffpt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Comportamento Alimentar (EDE-Q7)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Insatisfação Corporalpt_PT
dc.titleImpacto das redes sociais no bem-estar psicológico : um estudo experimental com jovens universitáriospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203896092-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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