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dc.contributor.advisorCruz, Joana Sara Ferraz da-
dc.contributor.authorPinho, Maria Catarina Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-26T10:15:11Z-
dc.date.available2024-09-26T10:15:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7623-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.descriptionExame público realizado em 31 de julho de 2024, às 9H-
dc.description.abstractA leitura fluente é frequentemente conceptualizada como sendo sinónima de três aspetos principais, nomeadamente, a capacidade de ler textos com precisão, velocidade e prosódia (Gough & Tunmer, 1986), com o objetivo final de construir significado. A prosódia corresponde então, à capacidade de os leitores transmitirem a construção frásica e expressividade apropriada enquanto leem. A literatura tem vindo a evidenciar a necessidade de estudar e avaliar a prosódia, pela sua importante relação com a compreensão leitora. O presente estudo visa analisar a eficácia de uma intervenção de promoção de fluência de leitura na prosódia, com alunos de terceiro ano de escolaridade, em risco de apresentarem dificuldades na leitura. Participaram no estudo 66 alunos do terceiro ano de escolaridade. Após a avaliação inicial, identificaram-se os alunos em risco e o grupo experimental beneficiou de uma intervenção que envolveu duas sessões de treino por semana, durante 11 semanas. A avaliação da prosódia foi realizada com recurso a uma grelha de avaliação adaptada especialmente para a investigação (Rasinski, 2004b; Zimmerman et al., 2019; Zutell & Rasinski, 1991). Os resultados evidenciam uma melhoria estatisticamente significativa na competência da prosódia dos alunos que receberam intervenção, em comparação com o grupo de controlo, verificando-se uma magnitude do efeito média (Cohen, 1992). O presente estudo salienta a relevância da avaliação da prosódia em contexto escolar, bem como contribui para a reflexão sobre a pertinência de intervenções sistemáticas de promoção da fluência de leitura e da prosódia com alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem na leitura.pt_PT
dc.description.abstractFluent reading is often conceptualized as synonymous with three main aspects: the ability to read texts with accuracy, speed, and prosody (Gough & Tunmer, 1986), with the ultimate goal of constructing meaning. Prosody refers to the readers' ability to convey appropriate phrasing and expressiveness while reading. The literature has increasingly highlighted the need to study and assess prosody due to its significant relationship with reading comprehension. The present study aims to analyze the effectiveness of a reading fluency intervention on prosody in third-grade students at risk of reading difficulties. The study involved 66 third-grade students. After the initial assessment, students at risk were identified, and the experimental group benefited from an intervention that involved two training sessions per week for 11 weeks. Prosody assessment was conducted using an evaluation grid specially adapted for the research (Rasinski, 2004b; Zimmerman et al., 2019; Zutell & Rasinski, 1991). The results show a statistically significant improvement in the prosody competence of the students who received the intervention, compared to the control group, with a medium effect size (Cohen, 1992). This study highlights the relevance of assessing prosody in a school context and contributes to the reflection on the pertinence of systematic interventions to promote reading fluency and prosody in students at risk of reading difficulties.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)pt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectAutoestima - Aprendizagem escolar - Aprendizagem da leiturapt_PT
dc.titlePromoção da prosódia : eficácia de uma intervenção com alunos do 3º anopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203670108-
dc.date.embargo2026-09-26-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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