Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7605
Título: Expondo azulejos : uma simbiose entre padrões e matemática na arquitectura
Autor: Silva, Fátima, 1963-
Negas, Elsa Inês Silva do Rosário, 1968-
Palavras-chave: Arquitectura - Investigação
Matemática - Investigação
Azulejos
Data: 2024
Editora: Universidade Lusíada Editora
Citação: Silva, Fátima ; Negas, Elsa (2024) - Expondo azulejos : uma simbiose entre padrões e matemática na arquitectura. In: As formulas na arquitectura : actas / 5.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática ; coordenação de Fátima Silva, Elsa Negas. - Lisboa : Universidade Lusíada. - ISBN 978-989-640-276-1. - P. 273-276.
Resumo: A organização dos seminários internacionais de arquitectura e matemática: As Fórmulas na Arquitetura têm como fatores relevantes a divulgação de estudos e des envolvimentos científicos que relacionem as duas áreas do conhecimento: matemática e arquitectura, a participação dos investigadores do CITAD mas também o envolvimento dos alunos de Arquitetura (mestrado integrado). Desde a sua 1ª edição, em simultâneo ao seminário realiza-se uma exposição no átrio onde se apresentam os artigos. Qualquer das exposições envolve diferentes etapas e todas muito relevantes. Nesta edição os alunos aprenderam, desenvolveram e investigaram a Teoria da Simetria. Desenvolveram diferentes competências, trabalharam individualmente, em grupo e em ambiente atelier. A Arquiteta Ceramista Maria Ana Vasco Costa apresentou uma conferência na qual divulga a sua obra e promove a relevância da azulejaria como revestimento e na história de Portugal. Com o apoio da Universidade Lusíada de Lisboa e do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) foi criada uma parceria com a Mestre Ceramista Alice Diniz e lançado o Workshop – Azulejo na Arquitectura, aberto a alunos, investigadores e pessoas externas. A aderência foi muito boa e o workshop realizou-se em 4 etapas distintas. A excelente coordenação e a forte adesão e motivação de todos os participantes conduziu a excelentes resultados. A exposição cumpriu todos os seus objetivos e é agora apresentada num conjunto de fotografias.
Descrição: As formulas na arquitectura : actas / 5.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática ; coordenação de Fátima Silva, Elsa Negas. - Lisboa : Universidade Lusíada. - ISBN 978-989-640-276-1.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7605
https://doi.org/10.34628/MRZ7-S448
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ILID-CITAD] Contribuições em livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro_silva_negas_formulas_arquitecura_273-276.pdf199,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons