Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7575
Título: A aplicação do conceito de marketing político na política são-tomense : a imagem de Patrice Trovoada no contexto nacional e internacional e a política externa
Autor: Tavares, Estelita Oliveira, 1993-
Orientador: Pavia, José Francisco Lynce Zagalo, 1967-
Palavras-chave: Trovoada, Patrice Émery, 1962- - Crítica e interpretação
Campanha eleitoral - São Tomé e Príncipe
Publicidade política - São Tomé e Príncipe
Comunicação na política - São Tomé e Príncipe
Eleições - São Tomé e Príncipe - 2022
São Tomé e Príncipe - Política e governo
São Tomé e Príncipe - Relações externas
Data: 2024
Citação: Tavares, Estelita Oliveira (2024) - A aplicação do conceito de marketing político na política são-tomense : a imagem de Patrice Trovoada no contexto nacional e internacional e a política externa. Lisboa : [s.n.].
Resumo: Num mundo onde o imediatismo das notícias tornou-se banal, onde a mediatização dos acontecimentos é tida como um dado adquirido, o marketing político é uma ferramenta fundamental para o sucesso das eleições partidárias. Com recurso a uma análise aprofundada do ator político, o marketing político define a estratégia que permitirá ao ator político ser bem-sucedido á médio e longo prazo. A estratégia de marketing político do ator político abarca todos os aspetos da vida do mesmo. Define o comportamento mais adequado, a forma de estar, define o seu discurso, as causas que apoiará e as que reprovará. O marketing político cria o ator político ideal tendo em consideração as idiossincrasias socioculturais do público-alvo, dando aos atores não políticos uma figura que corresponde aos seus anseios e desejos e que prevalece para lá dos momentos eleitorais onde o marketing eleitoral (que é passageiro e propagandista) impera. Para que a mensagem e imagem desta figura que se quer perfeita seja transmitida é necessário recorrer aos Mídias que hoje ocupam um lugar preponderante em qualquer estratégia de marketing. Nesta forma cada vez mais dinâmica de comunicar, os meios de comunicação não se limitam às tradicionais estações rádio, jornais ou televisão, estendendo-se às plataformas digitais através das redes sociais, blogs especializados, canais de TV on-line e todo um mundo de transmissão e divulgação de informação que permite uma divulgação mais abrangente da mensagem do ator político. Esta evolução na forma de fazer política faz se sentir também em São Tomé e Príncipe onde os atores políticos vêm se ajustando a esta realidade que lhes é imposta em grande medida por um público-alvo cada vez mais adepto das novas tecnologias de informação e que esperam do ator político são-tomense um comportamento mais em consonância com aquilo que são as grandes figuras da política mundial. De igual forma, contribui para esta evolução do ator político são-tomense o papel cada vez mais ativo do ator não político são-tomense cada vez mais participativo e interventivo através dos vários canais de comunicação e informação digital disponível. Assim, o presente trabalho analisou a aplicação do marketing político no contexto da política são-tomense. A análise do mais preponderante ator político são-tomense, Patrice Emery Trovoada serviu para constatarmos as evoluções da aplicação de marketing político na vida política dos atores políticos do país, bem como analisar a sua imagem perante o povo são-tomense e a comunidade internacional. O estudo examina as eleições legislativas de 2022 em que Patrice Trovoada obteve uma maioria absoluta. Esta seção analisa as estratégias de marketing político utilizadas por Patrice Trovoada durante a campanha eleitoral, bem como a forma como sua imagem foi percebida pelos eleitores são-tomenses e consequentemente, abordamos sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, que teve repercussões significativas tanto ao nível nacional como internacional. A análise inclui uma investigação sobre as circunstâncias que levaram ao golpe de estado, suas consequências e a resposta do governo de Patrice Trovoada. Durante o período da Guerra Fria, São Tomé e Príncipe, assim como muitos outros países, passaram por mudanças políticas abruptas. O processo de independência e o subsequente desenvolvimento político do país ocorreram principalmente durante esse período turbulento. Em 1975, São Tomé e Príncipe conquistou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial. Neste estudo, analisamos as transformações nas relações diplomáticas do país que decorreram desses eventos históricos. Além disso, examinamos o papel de São Tomé e Príncipe nas relações internacionais, analisando casos específicos de sua política externa. Ao longo das décadas, o país enfrentou desafios económicos e políticos significativos. Sendo, classificado como um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (PEID), o país tem dependido fortemente da cooperação internacional, incluindo assistência de diversos parceiros, para lidar com seus desafios, como a dívida externa e a pobreza instalada. Contudo, destaca-se a posição geográfica privilegiada do país no Golfo da Guiné (GG). Esta região, situada no Oceano Atlântico ao largo da costa oeste da África, é estrategicamente importante e rica em recursos naturais, tornando-se uma área de interesse para várias nações. A exploração desses recursos e o comércio marítimo oferecem oportunidades de desenvolvimento económico para os seus países costeiros. No entanto, a distribuição equitativa dos benefícios dessas atividades e a gestão sustentável dos recursos naturais são desafios importantes para garantir um desenvolvimento económico sustentável a longo prazo. Em termos de natureza de estudo, tratou-se de uma investigação qualitativa, sustentada pelo paradigma interpretativo da realidade. No que concerne à técnica de recolha de dados, foi privilegiada a análise documental que se centralizou em estudos de literaturas especializadas. A investigação foi orientada por uma pergunta de partida, através da qual procuramos perceber se “o marketing político tem ajudado os atores políticos na política externa são-tomense.” Para efeito, levantamos duas hipóteses, em ordem paritária, sendo uma positiva e outra negativa. Assim, os resultados da investigação, apresentados e discutidos nos respetivos capítulos, levaram-nos a concluir que se regista um desenvolvimento na aplicação do marketing político entre os atores políticos são-tomenses, contribuindo dessa forma nas alternâncias de poder, bem como tem sido determinante na política externa do arquipélago. A principal limitação do trabalho, prende-se com o número limitado de referência bibliográfica abordando sobre o pequeno Estado Insular, São Tomé e Príncipe.
In a world where the immediacy of news has become commonplace, where the mediatisation of events is taken for granted, political marketing is a fundamental tool for the success of party elections. Using an in-depth analysis of the political actor, political marketing defines the strategy that will enable the political actor to be successful in the medium and long term. The political actor's political marketing strategy covers all aspects of the actor's life. It defines the most appropriate behaviour, the way of being, defines its discourse, the causes it will support and those it will disapprove of. Political marketing creates the ideal political actor taking into account the socio-cultural idiosyncrasies of the target audience, giving non-political actors a figure that corresponds to their desires and wishes and that prevails beyond the electoral moments where electoral marketing (which is fleeting and propagandist) reigns supreme. In order to convey the message and image of this perfect figure, it is necessary to use the media, which today occupy a leading place in any marketing strategy. In this increasingly dynamic way of communicating, the media are not limited to traditional radio, newspaper or television stations, but have extended to digital platforms through social networks, specialised blogs, online TV channels and a whole world of information transmission and dissemination that allows the political actor's message to be spread more widely. This evolution in the way politics is done is also felt in São Tomé and Príncipe, where political actors have been adjusting to this reality, which is largely imposed on them by a target audience that is increasingly adept at new information technologies and which expects the São Toméan political actor to behave in a way that is more in line with the major figures in world politics. Also contributing to this evolution of the São Toméan political actor is the increasingly active role of the São Toméan non-political actor, who is becoming more and more participative and active through the various communication and digital information channels available. This paper has therefore analysed the application of political marketing in the context of São Toméan politics. The analysis of the most prominent political actor in São Tomé, Patrice Emery Trovoada, was used to see the evolution of the application of political marketing in the political life of the country's political actors, as well as to analyse their image in the eyes of the São Toméan people and the international community. The study examines the 2022 legislative elections in which Patrice Trovoada won an absolute majority. This section analyses the political marketing strategies used by Patrice Trovoada during the election campaign, as well as how his image was perceived by São Toméan voters and, consequently, we address the attempted coup d'état in 2022, which had significant repercussions both nationally and internationally. The analysis includes an investigation into the circumstances that led to the coup d'état, its consequences and the response of Patrice Trovoada government. During the Cold War, São Tomé and Príncipe, like many other countries, went through abrupt political changes. The independence process and the subsequent political development of the country took place mainly during this turbulent period. In 1975, São Tomé and Príncipe gained its independence from Portugal, ending centuries of colonial rule. In this study, we analyse the transformations in the country's diplomatic relations that resulted from these historical events. We also examine the role of São Tomé and Príncipe in international relations, analysing specific cases of its foreign policy. Over the decades, the country has faced significant economic and political challenges. As a Small Island Developing State (SIDS), the country has relied heavily on international co-operation, including assistance from various partners, to deal with its challenges, such as foreign debt and poverty. However, the country's privileged geographical position in the Gulf of Guinea (GG) stands out. This region, located in the Atlantic Ocean off the west coast of Africa, is strategically important and rich in natural resources, making it an area of interest for several nations. The exploitation of these resources and maritime trade offer economic development opportunities for its coastal countries. However, the equitable distribution of the benefits of these activities and the sustainable management of natural resources are important challenges for ensuring sustainable economic development in the long term. In terms of the nature of the study, it was a qualitative enquiry, based on the interpretative paradigm of reality. As far as the data collection technique is concerned, documentary analysis was favoured, focusing on studies of specialised literature. The research was guided by a starting question, through which we sought to understand whether ‘political marketing has helped political actors in São Toméan foreign policy.’ To this end, we raised two hypotheses, one positive and the other negative. Thus, the results of the research, presented and discussed in the respective chapters, lead us to conclude that there has been a development in the application of political marketing among São Toméan political actors, thus contributing to alternations of power, as well as being a determining factor in the archipelago's foreign policy. The main limitation of this work is the limited number of bibliographical references on the small island state of São Tomé and Príncipe.
Descrição: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024
Exame público realizado em 25 de julho de 2024
URI: http://hdl.handle.net/11067/7575
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FD] Dissertações

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