Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7521
Title: | Projecto de instalação museológica no centro histórico do Porto : conceito, história e organização |
Author: | Cadavez, Renato Cardoso |
Advisor: | Oliveira, António Manuel da Costa |
Keywords: | Arquitetura Revitalização arquitectónica - Centro histórico - Porto Museologia - Arte Sacra Porto |
Issue Date: | 2023 |
Abstract: | Analisar e compreender a temática de revitalização dos centros históricos tem hoje um âmbito transdisciplinar. Qualquer intervenção arquitetónica convida à discussão sobre os traços identitários da cidade no seu contexto histórico e cultural. O espaço urbano portuense sofreu, à semelhança da maioria das cidades, a degradação funcional a par da terciarização e a tendência progressiva da deslocalização da população tradicional e a inevitável perda de sustentabilidade. Foi pelo desprendimento e abandono que o tecido urbano do centro histórico portuense manteve a sua autenticidade e a estratificação histórica dos territórios físicos que foi progressivamente ocupando. Intervir no centro da cidade implica, continuadamente, harmonizar e integrar as vivências urbanas, gerindo dinâmicas e funcionalidades. Este esforço de renovação reclamado para a cidade histórica é acentuado sob a forma de reflexões multidisciplinares que alertam para uma renovação de paradigmas de modo garantir a sua manutenção. A gestão dos centros históricos exige, num contexto de análise de relações e práticas de consumo, a implementação de recursos e gestão dos constrangimentos da procura e da oferta cultural.
Estão neste caso prioritariamente as cidades que ascenderam ao estatuto de cidades-património, na promoção do equilíbrio entre requalificação urbana e a sustentabilidade. Daí a proposta projetual de instalação de um espaço museológico no centro histórico do Porto A musealização servindo-se da exibição do património material, ao serviço da cultura e da memória comum, estabelece como finalidade a conservação e valorização daquele legado eminentemente social. A prática museológica em torno da arte sacra ocorre, por isso, na linha que une a produção temporal aos valores permanentes, subordinando-se à contemplação da História, do seu papel social a partir dos seus métodos específicos de estudo do objeto no seu contexto sociocultural. Nesta ordem de ideias, a perspetiva do centro histórico como palco de vida urbana e objeto de arte da comunidade, além de apelativa, conduz à questão incontornável da atratividade do espaço vivido. O espaço público participado, num contexto de globalização, conjuga territórios aparentemente diferenciados, que se cruzam em reinterpretações da multiplicidade de papéis exercidos pela cidade.
É transversal a todas elas uma intervenção concertada entre projectos de carácter cultural e artístico e políticas urbanísticas de revitalização de zonas específicas da cidade. A realidade demonstra-nos que, desde a oferta mais institucionalizada da cultura até iniciativas especializadas de índole alternativa, vão surgindo polos dinamizadores concentradas no espaço com um potencial determinado, cujo impacto concreto importa perceber. Os centros históricos das cidades constituem-se como espaços urbanos emblemáticos, de inegável qualidade representativa, compostos de elementos representativos onde a qualidade urbana encontra aí o seu eixo centrifugo, sendo por tal fundamental a sua salvaguarda e valorização. É, hoje, inquestionável a necessidade de preservação dos antigos núcleos históricos das cidades, pois defender e valorizar os legados físicos do passado representa um imperativo para as sociedades contemporâneas e um desafio para a identidade cultural que consolida os valores agregadores da comunidade. Inquiry and understanding the revitalization of historic centers topic today has a trans-disciplinary scope. Any architectural intervention invites discussion about the city’s identity traits in its historical and cultural context. Porto’s urban space suffered, like most cities, functional degradation along with tertiarization and the progressive trend of relocation of the traditional population and the inevitable loss of sustainability. It was through detachment and abandonment that the urban fabric of Porto’s historic center maintained its authenticity and the historical stratification in the physical terri-tories it progressively occupied. Intervening in the city center implies harmonizing and integrating urban experiences continuously, managing dynamics and functionalities. This renewal fort demanded for the historic city is accentuated in the form of multi-disciplinary reflections that call for a renewal of paradigms in order to guarantee their maintenance. The management of historic centers requires, in a contexto of relations and consumption practices, the implementation of resources and management of con-straints on cultural demand and supply. In this case, priority is given to cities that have risen to the status of heritage cities, promoting the balance between urban requalifica-tion and sustainability. Hence the project proposal to install a museum space in the historic center of Porto. Musealization, uses the exhibition of material heritage, at the service of culture and common memory and establishes as its objective the conservation and valorization of that eminently social legacy. Museology practice about sacred art hence occurs in the line that unites temporal production with permanente values, subordinating itself to the contemplation of History, its social role based on its specific methods of studying in its sociocultural context. In this order of ideas, the perspective of the historic center as a stage for urban life and as a community´s collective art, leads to the unavoidable ques-tion of the attractiveness of the living space. Participated public space, in a context of globalization, combines apparently differentiated territories, which intersect in rein-terpretations of the multiplicity of urban roles. A concerted intervention between cultural and artistic projects and urban policies for the revitalization of specific areas of the city is transversal to all of them. Reality shows that, from the most institutionalized offer of culture to specialized initiatives of an alternative nature, dynamic centers has a determined potential, whose concrete impact is important to understand. The historic centres of cities are emblematic urban spaces, of undeniable representative quality, composed of representative elements where urban quality finds its centrifugal axis, and its safeguard and valorization is therefore fundamental. Today, the need to preserve the old historic centers of cities is unques-tionable, as defending and valuing the physical legacies of the past represents an im-perative for contemporary societies and a challenge for the cultural identity that con-solidates the community’s aggregating values. |
Description: | Dissertação de mestrado em Arquitectura Exame público realizado em 23 de maio de 2024, às 16h30 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7521 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
292413 Renato Cardoso Cadavez.pdf | Dissertação de mestrado | 51,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.