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dc.contributor.advisorFabião, Henrique Jorge Gonçalves-
dc.contributor.authorFormiga, Luís Carlos de Oliveira Marques-
dc.date.accessioned2024-05-03T16:12:06Z-
dc.date.available2024-05-03T16:12:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7470-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura-
dc.descriptionExame público realizado a 11 de abril de 2024, às 15h30-
dc.description.abstractO trabalho explora a interseção de duas linguagens — arquitetura e música — explicitando os seus pontos de tangência. Primeiramente, num foco mais panorâmico, procurando exemplos significativos que vinculam arquitetura, música, matemática e harmonia. Seguidamente, ao estabelecer um método compositivo arquitetónico/musical para a tradução de uma mídia/arte para a outra utilizando a matemática como ponte. Central, é o desenvolvimento das bases para a criação de uma ferramenta de desenho/análise: uma interface gráfica/musical projetada para criar formas espaciais bidimensionais, onde os objetos gráficos se relacionam diretamente com as dimensões dos elementos musicais (como intervalos, duração, tempo, entre outros). Que permita, a arquitetos (no nosso particular), compor música e reproduzi-la através dos desenhos das suas composições gráficas arquitetónicas e a músicos, criar e modificar formas e espaços através do seu input musical – a arquitetura da música e a música da arquitetura Como hipótese, inicia-se a metamorfose de músicas (na qual se encontram presente relações estéticas aprazíveis – a presença da razão áurea na relação dos intervalos ou distância entre as notas) em fachadas de edifícios, e de fachadas de edifícios (de iguais preocupações) para música. Uma visão ordenada mediante um conjunto de operadores com o objetivo de descobrir o modelo estrutural que possa fornecer ao pensamento a capacidade de se analisar a si mesmo. Esperançosamente a ‘arquitetura musical’ produzirá um novo sentido de local para pensar e se tornará num lugar diferente, que estava sempre no ar para que alguém notasse, como o silêncio.pt_PT
dc.description.abstractThe work explores the intersection of two languages — architecture and music — explaining their points of tangency. Firstly, in a more panoramic focus, looking for significant examples that link architecture, music, mathematics and harmony . Secondly, by establishing an architectural/musical compositional method for translating one media/art to another using mathematics as a bridge. Central to this, is the development of the bases for creating a design/analysis tool: a graphical/musical interface, designed to create two-dimensional spatial forms, where graphic objects relate directly to the dimensions of musical elements (such as intervals, duration, time, among others). It allows architects to compose music and reproduce it through the drawings of architectural graphic compositions and for musicians, to create and modify shapes and spaces through their musical input – the architecture of music and the music of architecture As a hypothesis, the metamorphosis of music begins (in which pleasant aesthetic relationships are present – the presence of the golden ratio in the relationship of intervals or distance between notes) on building facades, and on building facades (of equal concerns) to music. A vision ordered through a set of operators with the objective of discovering a structural model that can provide thoughts, the ability to analyze itself. Hopefully ‘musical architecture’ will produce a new sense of place to think and become a different place, which was always in the air for someone to notice, like silence.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)pt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectMúsica e arquitecturapt_PT
dc.subjectProporção (Arquitectura)pt_PT
dc.subjectProporção (Arquitectura)pt_PT
dc.subjectHarmonia (Música)pt_PT
dc.titleArquitetura e música : perspetivas metamórficas sobre harmonia e a ordempt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203586131-
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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