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http://hdl.handle.net/11067/7446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferreira, Maria de Fátima Lino, 1967- | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T11:19:39Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T11:19:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Maria de Fátima Lino (2024) - A modernidade das formas tradicionais. In Chaves, Mário João Alves, coord. - Krónos, Kairós, Aion. - Lisboa : Universidade Lusíada Editora. - ISBN 978-989-640-275-4. - P. 101-114. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7446 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/RNA1-M262 | - |
dc.description | Krónos, Kairós, Aion / coordenação de Mário João Alves Chaves. - Lisboa : Universidade Lusíada Editora, 2024. - ISBN 978-989-640-275-4. | pt_PT |
dc.description.abstract | O antagonismo entre a tradição e a inovação fundamenta-se nas suas essenciais diferenças e nas suas oposições - divergências e convergências - isto é, “antes-depois”, passado/presente/futuro”, “passageiro/permanente”, “imutável/mutável”. Num contexto paradoxal entre a Eternidade (permanentemente infinito) e o Temporal (efémero/transitório). A aproximação ao binómio tradição e inovação, como leitura das temporalidades da arquitectura, permitiu-nos exercitar a compreensão sobre as experiências arquitectónicas ao longo da sua história, quer através dos estilos que as caracterizou, quer das circunstâncias culturais associadas ao factor temporal que as fizeram perdurar. Em cada época, etapa temporal, introduzem-se novos gestos, ovas representações, novos conceitos e novos propósitos que originam mutações diversas que vão originar novos períodos da história. Para Fernando Távora o Tempo na Arquitectura é um factor fundamental e não encarado somente como dimensão da observação mas também como dimensão da própria obra. O antagonismo entre a modernidade e a tradição fundamenta-se nas suas essenciais diferenças e nas suas oposições - divergências e convergências - isto é, “antes/depois”, passado/presente/futuro”, “passageiro/permanente”, “imutável/mutável”. Num contexto paradoxal entre a Eternidade permanentemente infinito) e o Temporal (efémero/transitório). Existem obras que evidenciam estes antagonismos, os quais lhes conferem a qualidade de obras intemporais. A continuidade da sua presença num tempo para além do seu tempo inaugural, denotando cumulativamente um tempo passado (evocando a memória)- e um tempo futuro sustentado na continuidade. Nós atuamos no espaço, mas o tempo atua em nós e nas coisas que criamos. | pt_PT |
dc.description.abstract | He antagonism between tradition and innovation is based on their essential differences and their oppositions - divergences and convergences - that is, “before-after”, past/present/future”, “passenger/permanent”, “immutable/changeable”. In a paradoxical context between Eternity (permanently infinite) and the Temporal (ephemeral/transitory). Approaching the binomial tradition and innovation, as a reading of the temporalities of architecture, allowed us to exercise our understanding of architectural experiences throughout their history, whether through the styles that characterized them, or the cultural circumstances associated with the temporal factor that made them endure. In each era, temporal stage, new gestures, new representations, new concepts and new purposes are introduced that give rise to diverse mutations that will give rise to new periods of history. For Fernando Távora, Time in Architecture is a fundamental factor and is not only seen as a dimension of observation but also as a dimension of the work itself. The antagonism between modernity and tradition is based on their essential differences and their oppositions - divergences and convergences - that is, “before”, past/present/future”, “passenger/permanent”, “immutable/mutable”. In a paradoxical context between Eternity (permanently infinite) and the Temporal (ephemeral/transitory). There are buildings that highlight these antagonisms, which give them the quality of timeless construction. The continuity of its presence in a time beyond its inaugural time, cumulatively denoting a past time (evoking memory) - and a future time sustained in continuity. We act in space, but time acts on us and on the things we create. | en_EN |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Lusíada Editora | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura - Filosofia | pt_PT |
dc.title | A modernidade das formas tradicionais | pt_PT |
dc.title.alternative | The modernity of traditional forms | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
Appears in Collections: | [ILID-CITAD] Contribuições em livros |
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