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http://hdl.handle.net/11067/7444
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Lampreia da, 1964- | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T10:50:10Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T10:50:10Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Carlos Manuel Lampreia da (2024) - Doce brutalismo na pégada de Paulo Mendes da Rocha. In Chaves, Mário João Alves, coord. - Krónos, Kairós, Aion. - Lisboa : Universidade Lusíada Editora. - ISBN 978-989-640-275-4. - P. 75-92. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7444 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/5RH9-ME07 | - |
dc.description | Krónos, Kairós, Aion / coordenação de Mário João Alves Chaves. - Lisboa : Universidade Lusíada Editora, 2024. - ISBN 978-989-640-275-4. | pt_PT |
dc.description.abstract | O tempo é marcado pelo acontecimento, e este sintetiza a história geral do homem, mas também do seu habitat, a arquitectura. Nos últimos 100 anos esta tem sido caracterizada por um confronto entre os ideais abstractos e tecnológicos, como o modernismo da era industrial, e as culturas ancestrais que sobreviviam em sínteses arquitectónicas de carácter local. A chamada globalização veio potenciar a miscigenação e habitats cada vez mais universais, mas resistências e características várias continuam a sublinhar particularidades do local. Neste texto reflecte-se sobre as relações entre local e global a partir de um dos primeiros movimentos a questionar o international style modernista, o brutalismo. Produto do revisionismo dos anos 60, teve também expressão em Portugal e no Brasil. A arquitectura brutalista é a tentativa de dar uma imagem a essa crítica, uma linguagem difusa que assenta nos quatro princípios de Reyner Banham, verdade dos materiais, transparência na expressão arquitectónica e imagem forte. Constitui-se assim como objectivo deste texto, descrever a ‘odisseia do betão bruto’ enquanto processo que é também um exemplo de miscigenação cultural entre Europa, Brasil e Portugal. Esta ‘odisseia’, coloca-nos várias questões: Que tipo de atitudes arquitectónicas transitaram do movimento brutalista para a arquitectura brasileira e portuguesa? Será que é possível tornar mais doce uma palavra tão grave e um estilo tão intenso? Como estamos a lidar com a tecnologia? Será que essas experiências de essencialidade, podem contribuir para uma arquitectura mais sustentável? A metodologia com que abordamos o tema, passa por fazer uma revisão sobre os assuntos referidos e o chamado brutalismo paulista na obra de Paulo Mendes da Rocha, bem como as suas ligações a Portugal através das obras realizadas em colaboração com Ricardo Bak Gordon e Inês Lobo, o Museu Nacional dos Coches e a casa Quelhas, ambos em Lisboa. Descrevem-se exemplos de princípios, espacialidades e detalhes arquitectónicos utilizados para dar expressão àquilo que apelidamos de DOCE BRUTALISMO, uma perspectiva do brutalismo no encontro entre tropicalismos e a arquitectura do velho continente reveladora da con temporânea busca por novas essencialidades. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Lusíada Editora | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Rocha, Paulo Mendes da, 1928-2021 - Crítica e interpretação | pt_PT |
dc.subject | Brutalismo (Arquitectura) - Brasil - São Paulo | pt_PT |
dc.subject | Brutalismo (Arquitectura) - Portugal - Lisboa | pt_PT |
dc.title | Doce brutalismo na pégada de Paulo Mendes da Rocha | pt_PT |
dc.title.alternative | Sweet brutalism in the footsteps of Paulo Mendes da Rocha | en_EN |
dc.type | bookPart | pt_PT |
Appears in Collections: | [ILID-CITAD] Contribuições em livros |
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