Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBonifácio, Horácio, 1951--
dc.contributor.authorLouro, Maria Margarida da Graça Carita, 1999--
dc.date.accessioned2024-03-22T17:47:42Z-
dc.date.available2024-03-22T17:47:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7403-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Fevereiro de 2024pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação pretende estudar um objecto arquitectónico, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra de Óbidos. Esta investigação assenta sobre a produção artística dos séculos XVII e XVIII, e tem a intenção de reflectir sobre a importância da arquitectura barroca portuguesa, assim como enquadrar o edifício escolhido como caso de estudo, dentro do mesmo tema A escolha do Santuário de Óbidos, da autoria do arquitecto Rodrigo Franco como objecto de estudo, deve-se à complexidade espacial obtida neste edifício. O Santuário é composto por quatro volumes, onde todos são parte integrante do projecto. O edifício funciona como um único organismo onde as partes que o compõem perdem a sua individualidade. Esta característica contribui para a percepção de um espaço singular, dinâmico e sintético. O Santuário de Óbidos apresenta um dos mais ousados desenhos de planta centralizada produzida durante o barroco em Portugal. A utilização deste tipo de planta não foi uma novidade, no entanto esta era utilizada quase sempre de forma mais estática. O exemplo do edifício de Óbidos foi um dos pioneiros na utilização da geometria de forma a alcançar um desenho dinâmico, para o qual contribuiu a tensão axial. A solução aplicada no edifício contribuiu não só para o desenvolvimento do Barroco em Portugal, mas também para o estudo e entendimento do espaço arquitectónico, que ainda actualmente é um dos temas de maior interesse no âmbito da arquitectura. O Santuário do Senhor Jesus da Pedra de Óbidos é um caso singular na questão da complexidade e síntese espacial alcançada, onde foi obtido um dinamismo que ultrapassou o desenho de uma planta centralizada, o que atribuiu ao edifício em questão o lugar de símbolo da arquitectura do Barroco português.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to study an architectural object, the Sanctuary of Senhor Jesus da Pedra in Óbidos. This research is based on the artistic production of the XVII and XVIII centuries, and intends to reflect on the importance of Portuguese Baroque architecture, as well as framing the chosen building as a case study, within the same theme. The choice of the Sanctuary of Óbidos, designed by the architect Rodrigo Franco as the object of study, is due to the spatial complexity obtained in this building. The Sanctuary consists of four volumes, all of which are an integral part of the project. The building works as a single organism where the parts that constitute it lose their individuality. This characteristic contributes to the perception of a singular, dynamic and synthetic space. The Sanctuary of Óbidos features one of the most daring centralised plan designs produced during the Baroque period in Portugal. The use of this type of plan was not new, however it was almost always used in a more static way. The example of the Óbidos building was one of the pioneers in the use of geometry in order to archive a dynamic design, to which the axial tension contributed. The solution applied in the building contributed not only to the development of the Baroque in Portugal, but also to the study and understanding of the architectural space, which is still one of the most interesting topics in the field of architecture. The Sanctuary of Senhor Jesus da Pedra in Óbidos is a singular case in the matter of complexity and spatial synthesis achieved, where was obtained a dynamism that went beyond the design of a centralized plan, which make this building a symbol of the Portuguese Baroque architecture.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura barroca - Portugalpt_PT
dc.subjectArquitectura barroca - Portugal - Óbidospt_PT
dc.subjectSantuário do Senhor Jesus da Pedra (Óbidos, Portugal)pt_PT
dc.subjectÓbidos (Portugal) - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleSantuário do Senhor Jesus da Pedra : um exemplo de barroco arquitectónicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203563425pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_maria_louro_dissertacao.pdfDissertação9,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons