Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/7340
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaves, Mário João Alves, 1965- | - |
dc.contributor.author | Santos, Luís Miguel Morais dos, 1975- | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T09:58:22Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T09:58:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7340 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 25 de Janeiro de 2024. | pt_PT |
dc.description.abstract | Ao explorar a complexa interseção entre arquitetura contemporânea, sociedade de consumo e cultura do espetáculo, podemos concluir que existe a manifestação de uma narrativa complexa sobre a influência da imagem no espaço construído. Destaca-se como a estética, impulsionada pelo capitalismo artístico, que permeia diversas áreas, desde a televisão até à arquitetura, influenciando uma cultura do espetáculo. O consumo, enraizado na lógica capitalista, é abordado como um motor que reconfigura padrões, priorizando impulsos hedonistas, apesar de suas potenciais ramificações psicológicas. A procura contemporânea pela felicidade é contextualizada em termos de conforto material e tecnológico, sendo a arquitetura proclamada como uma influência importante nesse processo, ligada à «arquitetura de sedução». A evolução da superfície arquitetónica, a sua estetização e, simultaneamente, a crítica à perda de profundidade simbólica, destaca-se através da importância de superar análises superficiais na arquitetura contemporânea e a procura por um equilíbrio entre a estética sedutora e significados, sublinha-se a relevância da superfície como uma membrana ativa de comunicação, refletindo a sociedade imersa no «mundo superficial de persuasão e sedução» | pt_PT |
dc.description.abstract | By exploring the complex intersection between contemporary architecture, consumer society and the culture of the spectacle, it was concluded that there is the manifestation of a complex narrative about the influence of the image on built space. It highlights how aesthetics, driven by artistic capitalism, permeates various areas, from television to architecture, influencing a culture of the spectacle. Consumption, rooted in capitalist logic, is addressed as an engine that reconfigures patterns, prioritizing hedonistic impulses, despite their potential psychological ramifications. The contemporary search for happiness is contextualized in terms of material and technological comfort, with architecture proclaimed as an important influence in this process, linked to the "architecture of seduction". The evolution of the architectural surface, its aestheticization and, at the same time, criticism of the loss of symbolic depth, is highlighted through the importance of overcoming superficial analyses in contemporary architecture and the search for a balance between seductive aesthetics and meanings, underlining the relevance of the surface as an active membrane of communication, reflecting society immersed in the "superficial world of persuasion and seduction". | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura moderna - Filosofia | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura e sociedade | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura - Estética | pt_PT |
dc.subject | Felicidade | pt_PT |
dc.title | A superfície na arquitetura contemporânea : valorização da imagem sobre a tradição | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203531566 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mia_luis_santos_dissertacao.pdf | Dissertação | 3,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons