Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971--
dc.contributor.advisorMonginho, Anabela Gonçalves Farias, 1971--
dc.contributor.authorAlexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985--
dc.date.accessioned2024-02-06T15:24:26Z-
dc.date.available2024-02-06T15:24:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7332-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 12 de Janeiro de 2024pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo compreender e caracterizar o impacto da musicoterapia no desenvolvimento de crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA), descrevendo a intervenção da estagiária no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. A referida intervenção decorreu no Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva (CDC), no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, entre outubro de 2022 e junho de 2023. A literatura científica aponta no sentido da eficácia da intervenção musicoterapêutica no tratamento de crianças com PEA, designadamente no que respeita ao desenvolvimento de competências da relação e da comunicação, do que decorre a pertinência do presente relatório. Este começa por caracterizar a instituição e a população-alvo do estágio, enfatizando depois a importância da intervenção precoce e o potencial da intervenção musicoterapêutica no desenvolvimento de crianças com esta perturbação, bem como a importância do envolvimento da família no processo terapêutico. É apresentado o modelo Nordoff-Robbins, que serve de inspiração à intervenção da estagiária, aprofundando-se depois o conceito de musicoterapia improvisacional. Num segundo momento apresenta-se a metodologia, bem como a descrição dos dez participantes e famílias beneficiárias desta intervenção de nove meses. De entre os dez participantes apresentam-se, em maior detalhe, dois estudos de caso. Procedeu-se à avaliação inicial mediante a aplicação da “Grelha de observação em musicoterapia” (Carvalho, 2004), utilizada no Programa da Associação de Apoio à Unidade de Primeira Infância, e da Escala de Comunicabilidade Musical de Nordoff-Robbins X (Nordoff, Robbins & Marcus, 2007). No final da intervenção foi feita uma nova avaliação, com recurso aos mesmos instrumentos, demonstrando-se que o resultado da intervenção foi positivo e revelando-se a intervenção musicoterapêutica eficaz no tratamento de crianças com PEA, no sentido de promover o desenvolvimento de competências destas, em especial da relação e da comunicação.pt_PT
dc.description.abstracthis report aims to understand and characterize the impact of music therapy on the development of children with autism spectrum disorder (ASD), describing the intervention of the intern within the scope of the curricular internship of the master´s degree in music therapy at the Universidade Lusíada de Lisboa. The intervention takes place at the Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva (CDC), at the Hospital Garcia de Orta (HGO), in Almada, between October 2022 and June 2023. The scientific literature points to the effectiveness of the music therapy intervention in treating children with ASD, particularly regarding the development of relationship and communication skills, which underscores the relevance of this report. The report begins by characterizing the institution and the target population of this internship. It emphasizes the importance of early intervention and the potential of music therapy intervention in the development of children with this disorder, as well as the importance of the family´s involvement in the therapy process. The Nordoff-Robbins model, which serves as the inspiration for the intern´s intervention, is presented, followed by an in depth discussion of the concept of improvisational music therapy. In a second section, the methodology is presented, as well as the description of the ten participants and families who benefited from this nine-month intervention. Among the ten participants, two case studies are presented in greater detail. An initial evaluation was conducted using the “Grelha de observação em musicoterapia” (Carvalho, 2004), used in Associação de Apoio à Unidade de Primeira Infância, and the Nordoff-Robbins Musical Communicability Scale (Nordoff, Robbins & Marcus, 2007). At the end of the Intervention, a new evaluation was carried out using the XII same instruments, demonstrating that the result of the intervention was positive, revealing music therapy intervention to be effective in treating children with ASD, in promoting the development of its skills, especially those related to relationships and communicationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectCrianças autistas - Relações com a famíliapt_PT
dc.subjectCrianças - Doenças - Tratamentopt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectHospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleEncontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203524527pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mmt_joana_alexandre_dissertacao.pdfDissertação1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons