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dc.contributor.advisorRamalho, Sofia Marlene-
dc.contributor.authorPereira, José Alberto Malico-
dc.date.accessioned2023-10-04T12:25:07Z-
dc.date.available2023-10-04T12:25:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7169-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.description.abstractA adição à internet e o uso excessivo das redes sociais apresentam-se como fatores de risco para a presença de sintomatologia associada ao comportamento alimentar, especialmente ao nível da insatisfação com a imagem corporal. Uma vez que esta relação ainda não é clara, torna-se necessário um instrumento de avaliação da consciencialização da aparência física nas redes sociais para a população portuguesa. Assim, os objetivos principais deste estudo são a tradução e análise psicométrica da Escala de Consciencialização da Aparência Física nas Redes Sociais (ASMC) para a população portuguesa, e a exploração de associações entre a adição à internet, a psicopatologia do comportamento alimentar e a ASMC. Neste estudo transversal participaram 238 estudantes universitários (193 do género feminino, 41 do género masculino e 4 não-binários; 18-33 anos, M= 21.68, DP= 3.03). Foram encontradas associações positivas entre a adição à internet com a ASMC (rs= .47, p ≤ .001) e com a psicopatologia do comportamento alimentar (rs= .22, p ≤ .001). Observaram-se associações positivas entre a ASMC e a psicopatologia do comportamento alimentar (rs= .43, p ≤ .001). Verificaram-se diferenças e associações entre o género (masculino e feminino), faixas etárias (18-23, 24-28, 29-35), estados ponderais (baixo peso, normo-ponderais, excesso de peso/obesidade) e a presença/ausência de adição à internet junto da psicopatologia do comportamento alimentar e a ASMC. Conclui-se que a escala ASMC apresenta boas propriedades psicométricas com jovens universitários portugueses. Face aos restantes resultados, as associações e diferenças sugerem um impacto negativo do uso da internet e da ASMC no comportamento alimentar. A nível clínico os dados informam/contribuem para o desenho de intervenções inovadoras ao nível da psicopatologia do comportamento alimentar.pt_PT
dc.description.abstractInternet addiction and excessive use of social networks are risk factors for the presence of symptoms associated with eating behavior, especially in terms of body image dissatisfaction. Since this relationship is still unclear, an instrument to assess awareness of physical appearance on social networks is needed for the Portuguese population. Thus, the main objectives of this study are the translation and psychometric analysis of The Appearance-Related Social Media Consciousness (ASMC) for the Portuguese population, and the exploration of associations between internet addiction, eating behavior psychopathology and ASMC. In this cross-sectional study 238 college students participated (193 female, 41 male and 4 non-binaries; 18-33 years, M= 21.68, SD= 3.03). Positive associations were found between internet addiction with ASMC (rs= .47, p ≤ .001) and with eating behavior psychopathology (rs= .22, p ≤ .001). Positive associations were observed between ASMC and eating behavior psychopathology (rs= .43, p ≤ .001). Differences and associations were found between gender (male and female), age groups (18-23, 24-28, 29-35), weight statuses (underweight, normal-weight, overweight/obesity) and the presence/absence of internet addiction along with eating behavior psychopathology and the ASMC. We conclude that the ASMC scale shows good psychometric properties with young Portuguese university students. In view of the remaining results, the associations and differences suggest a negative impact of internet use and ASMC on eating behavior. At the clinical level, the data inform/contribute to the design of innovative interventions in eating behavior psychopathology.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectPerfis de adição - Jovens universitários - Imagem corporalpt_PT
dc.subjectAdição à Internet - Comportamento alimentar - Imagem corporalpt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sociodemográficopt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Avaliação antropométricapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Consciencialização da Aparência Física nas Redes Sociais (ASMC)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Adição à Internet de Young (IAT)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário de Avaliação do Comportamento Alimentar (EDE-Q)pt_PT
dc.titleComportamento alimentar e perfis de adição à internet em jovens universitários : associações com a consciencialização da aparência física nas redes sociaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203388607-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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