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dc.contributor.advisorCruz, Joana Sara Ferraz da-
dc.contributor.authorMagalhães, Fabiana Patrícia Faria-
dc.date.accessioned2023-09-29T10:41:00Z-
dc.date.available2023-09-29T10:41:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7154-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.descriptionExame público realizado em 21 de julho de 2023, às 18h-
dc.description.abstractAs competências da literacia emergente, designadamente, a consciência fonológica, os conceitos sobre o impresso e o vocabulário constituem-se como preditores para o sucesso escolar, podendo ser influenciadas por variáveis pessoais e contextuais. No entanto, existe reduzida evidência empírica nacional face à influência das variáveis pessoais e contextuais nas competências de literacia emergente. Este estudo pretendeu analisar a influência do género, da idade, do número de anos de frequência na educação pré-escolar, das habilitações literárias do pai e da mãe, do número de pessoas a coabitar com a criança e do número de crianças em casa no desempenho das crianças em tarefas subjacentes às competências de literacia emergente. Participaram no projeto 451 crianças de quatro agrupamentos de escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam no ano letivo 2021/22. Para analisar a influência das variáveis citadas nas competências de literacia emergente realizaram-se regressões múltiplas, pelo método Enter. Os resultados evidenciam o contributo significativo das variáveis pessoais e contextuais no desempenho nas competências de literacia emergente. Os resultados são discutidos, permitindo uma reflexão sobre as implicações para a prática no contexto da educação pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractEmergent literacy skills, namely phonological awareness, print concepts, and vocabulary, are predictors of academic success and may be influenced by personal and contextual variables. However, there is limited national empirical evidence regarding the influence of personal and contextual variables on emergent literacy skills. This study aimed to analyze the influence of gender, age, number of years of preschool attendance, education of the father and mother, number of people living with the child, and number of children at home context on children's performance in tasks underlying emergent literacy skills. The project involved 451 children, aged 3 to 5 years old, who were attending four groups of schools in the North of Portugal in 2020-2021 school year. To analyze the influence of the variables mentioned in the emerging literacy competencies, multiple regressions were performed using the Enter method. The results show the significative influence of personal and contextual variables on children's performance in emergent literacy skills. The results are discussed, allowing reflection on implications for practice in the preschool context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar - Investigação - Literaciapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sociodemográficopt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)pt_PT
dc.titleCompetência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203332911-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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