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dc.contributor.advisorSousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-por
dc.contributor.authorBatista, Cláudia de Almeida, 1974-por
dc.date.accessioned2014-01-08T14:27:46Z-
dc.date.available2014-01-08T14:27:46Z-
dc.date.issued2014-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/709-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013por
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Dezembro de 2013por
dc.description.abstractEste trabalho pretende dar uma visão abrangente dos desafios da internacionalização da Economia Portuguesa, tendo presente as suas vantagens comparativas face a outras economias, a sua participação no processo de construção europeia, as suas relações comerciais no actual contexto de globalização e as oportunidades e potencialidades de cooperação com as economias emergentes, sendo certo que, neste quadro, o processo de Internacionalização se torna uma questão fulcral para o crescimento económico de Portugal. Por sua vez, é necessária a contextualização das decisões estratégicas dos agentes econonómicos (empresários e investidores), face a uma crise económica e financeira de dimensões muito relevantes, sentida nos dias de hoje, sobretudo, pelos países periféricos da Europa. Para tal, há que atender às dinâmicas do mercado local (consumidores e investidores), aos laços linguísticos e culturais, à sua geografia/posicionamento, às suas valências e a sua evolução a médio/longo prazo, entre outros aspectos. Deste modo, foram realizados diversos levantamentos empíricos, complementados por fontes secundárias, bem como realizada uma revisão bibliográfica, de modo a delimitar as bases teóricas. O estudo das estratégias de internacionalização e as potencialidades em novos mercados, sem negligenciar os factores de competitividade inerentes, visa servir de ferramenta de apoio a empresas que pretendam encetar ou a desenvolver estratégias de expansão internacional. Este trabalho de pesquisa aponta, assim, caminhos para as Empresas Portuguesas encetarem na busca de novos mercados, tendo presente as diversas formas de internacionalização e como pilares a globalização, a competitividade, a inovação, o capital humano e a necessária sustentabilidade económica e financeira.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpresas portuguesaspor
dc.subjectEmpresas multinacionais - Portugalpor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.titleA internacionalização das empresas portuguesas no actual quadro da globalizaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201115689por
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

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