Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7089
Title: A afirmação da arquitetura hipermoderna : operatividade e materialidade
Author: Gomes, Nuno Filipe Guedes
Advisor: Cardoso, João Artur Lemos e Sousa Martins
Keywords: Arquitetura
Teoria da arquitectura
Arquitectura moderna
Issue Date: 2023
Abstract: Neste tempo Hipermoderno, o campo de ação da arquitetura tem sofrido enormes mudanças. Atualmente surgem projetos com formas extravagantes oriundas das novas tecnologias digitais da cultura-mundo global, assim como projetos que realçam as questões humanísticas e sensoriais. Esta dissertação pretende analisar a realidade arquitetónica atual, procurando perceber como as diferentes linguagens são produzidas e de que maneira se adaptam à sociedade atual. O estudo, de início, passa por uma compreensão filosófica das características e dimensões da sociedade e do mundo hipermoderno. Dentro deste contexto, são apresentadas as diferentes linguagens arquitetónicas existentes e ainda as múltiplas ferramentas que permitem a criação dos diversos arquétipos da arquitetura atual. A nível teórico, são introduzidas as duas teorias hipermodernas que comandam o processo de produção da arquitetura do século XXI: a Hiper Teoria e a Teoria Projetiva. Equacionam-se os valores, as características e a historiografia que conduziram ao surgimento destas teorias. A introdução de alguns projetos hipermodernos que exemplificam o sentido prático, de cada uma dessas teorias. A presença final do ensaio projetual, pretende fazer uma reflexão interpretativa pessoal do tema estudado. O desenvolvimento desta temática levou a uma melhor compreensão da atualidade e da complexidade que esta encerra. Procura entender quais os principais valores que orientam o projeto arquitetónico contemporâneo, assim como os diferentes mecanismos e métodos que possibilitam o desenvolvimento da arquitetura como forma transdisciplinar de afirmação da Hipermodernidade.
In this Hypermodern time, the action field of architecture has undergone enormous changes. Currently, there are projects with extravagant forms arising from the new digital technologies of the global world-culture, as well as projects that emphasize humanistic and sensory issues. This dissertation intends to analyse the current architectural reality, trying to understand how the different languages are produced and how they adapt to the current society. The study, at first, involves a philosophical understanding of the characteristics and dimensions of society and the hypermodern world. Within this context, the different existing architectural languages are presented, as well as the multiple tools that allow the creation of the various archetypes of current architecture. At a theoretical level, the two hypermodern theories that command the production process of 21st century architecture are introduced: the Hyper Theory and the Projective Theory. The values, characteristics and historiography that led to the emergence of these theories are equated. The introduction of some hypermodern projects that exemplify the practical sense of each of these theories. The final presence of the design essay intends to make a personal interpretative reflection on the subject studied. The development of this theme led to a better understanding of the current situation and the complexity it entails. It seeks to understand the main values that guide contemporary architectural design, as well as the different mechanisms and methods that enable the development of architecture as a transdisciplinary form of affirmation of Hypermodernity.
Description: Dissertação de mestrado em Arquitectura
Exame público realizado em 13 de julho de 2023, às 14h
URI: http://hdl.handle.net/11067/7089
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
290347 Nuno Filipe Guedes Gomes.pdfDissertação de mestrado14,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.