Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7000
Título: Os impactos da Covid-19 no tecido empresarial do Vale do Sousa : uma abordagem aplicada ao setor do calçado
Autor: Cunha, Ana Isabel Lemos Ribeiro da
Orientador: Oliveira, Maria Elizabeth Faria Real de
Palavras-chave: Gestão
Liderança - Gestão
Pandemia da COVID-19, 2020 - Aspectos económicos
PME - Inovação - Resiliência
Caso de estudo - Sector do calçado - Vale do Sousa
Data: 2022
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19, surgiu no final de 2019 em Wuhan na China (Cruz et al., 2020), uma pandemia que depressa proliferou e se tornou um problema de escala mundial, problema esse que não afetou apenas a saúde pública como também depressa influenciou a forma de fazer e gerir negócios. O que até então era o nosso normal, passou a ser aquilo que estaríamos restringidos a fazer, surgindo assim necessidade de reinventar todo e qualquer negócio. Tanto na vida quotidiana, como nos negócios a pandemia despoletou uma grande incerteza e um medo constrangedor sobre o que viria a ser o futuro e as novas formas de trabalho, enquanto que uma grande quantidade de empresa optou de uma forma imediata pela colocação dos colaboradores em teletrabalho, um tendência que viria para ficar, o mesmo não era possível de aplicar na indústria do calçado, embora os serviços administrativos pudessem fazer-se desde casa, os trabalhadores afetos à produção industrial não podiam de todo abandonar os seus postos. Surgindo, deste modo, mais uma barreira para os gestores do setor que viam como alternativa mais provável o encerramento das unidades industriais. Todavia, conforme conseguimos apurar a procura foi constante e outras alternativas mostraram-se mais vantajosas para um setor em que a presença física e o trabalho em equipa é indispensável. As alternativas encontradas foram de tal forma ajustadas à realidade de cada empresa que a lista poderia ser inúmera, no entanto, a grande maioria das empresas do setor optou numa fase inicial por encerrar, recorrendo ao lay-off simplificado, medida de apoio extraordinária definida pelo governo para apoio às empresas durante a pandemia da Covid-19. O destacamento de trabalhadores por turnos foi outra das alternativas que possibilitou o aproveitamento contínuo de toda a atividade industrial e o afastamento entre colaboradores respeitando as normas da DGS (Direção Geral da Saúde), todavia nem sempre esse distanciamento viria a ser respeitado. Na pesquisa de campo efetuada foi possível entender que a grande maioria das empresas respeitou e privilegiou o cumprimento das normas de distanciamento e segurança entre trabalhadores, bem como possibilitou o acesso a equipamentos de proteção aos seus trabalhadores, a esse nível concordam também os trabalhadores inquiridos na medida em que a maioria concorda que a empresa onde trabalha/ trabalhou procurou sempre garantir a segurança dos seus funcionários. Ao longo do estudo foram levantadas três questões de pesquisa desenvolvidas de acordo com os três pontos chave definidos no estudo, são eles a liderança, a resiliência e a força de trabalho, destes três pontos. Conseguimos assim, demonstrar que a liderança e a resiliência da força de trabalho são determinantes para o sucesso organizacional.
The pandemic caused by Covid-19, emerged at the end of 2019 in Wuhan, China (Cruz et al., 2020), a pandemic that quickly proliferated and became a worldwide problem, a problem that not only affected public health but also it also quickly influenced the way of doing and managing business. What until then was normal, became what we would be restricted to doing, thus arising the need to reinvent each and every business. Both in everyday life and in business, the pandemic triggered great uncertainty and an embarrassing fear about what the future and new ways of working would be like, while a large number of companies immediately opted to place employees in telecommuting, a trend that was to stay, the same was not possible to apply in the footwear industry, although administrative services could be done from home, workers assigned to industrial production could not abandon their posts at all. This created yet another barrier for sector managers who saw the closure of industrial units as the most likely alternative. However, as we were able to ascertain, demand was constant and other alternatives proved to be more advantageous for a sector in which physical presence and teamwork is essential. The alternatives found were so adjusted to the reality of each company that the list could be countless, however, the vast majority of companies in the sector chose to close at an early stage, resorting to the simplified lay-off, an extraordinary support measure defined by the government to support companies during the Covid-19 pandemic. The secondment of workers in shifts was another alternative that enabled the continuous use of all industrial activity and the separation between employees respecting the rules of the DGS (General Directorate of Health), however this distance would not always be respected. In the field research carried out, it was possible to understand that the vast majority of companies respected and favored compliance with the rules of distancing and safety between workers, as well as providing access to protective equipment for their workers. to the extent that most agree that the company where they work/worked has always sought to ensure the safety of its employees. Throughout the study, three research questions developed according to the three key points defined in the study were raised, namely leadership, resilience and workforce, of these three points. We were able to demonstrate that the leadership and resilience of the workforce are crucial to organizational success.
Descrição: Exame público realizado a 7 de junho de 2023, 09h30
Dissertação de mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/11067/7000
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FCEE] Dissertações

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