Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6830
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dc.contributor.advisorRagazzi, Maria da Graça Ribeiro Correia-
dc.contributor.authorCosta, Vânia Natércia da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-10T10:56:22Z-
dc.date.available2023-03-10T10:56:22Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6830-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitetura-
dc.description.abstractA área de influência do efémero abrange toda a permanência da história da humanidade. Refere-se a necessidade básica de abrigo, que acompanhou os povos nómadas de catástrofe, ou mesmo de apoio logístico em situações de diversos âmbitos. O presente trabalho de mestrado incluído para a conclusão da licenciatura em Arquitectura, encontra as suas motivações numa necessidade de reflectir sobre a actualidade bem como um passado e um futuro próximos. O estudo realizado compreende-se, por isso entre meados do século XIX até inícios do século XXI. Esta opção deve-se à crescente produção desta arquitectura, efémera, ande mais importante do que contar a história das suas origens e principais necessidades, se pretendeu compreender e analisar as suas crescentes motivações e adaptações ao espaço urbano actual. "Este é um novo terreno em que a informação é quase uma substância, um novo material com o poder de reformular os arranjos sociais, em que a cidade se converte em sítio de construção contínua num sentido muito literal, em que coisas e pessoas vibram e oscilam ao redor do globo em consumo estático de energia, em que a busca modernista pela autêntico é um anacranismo, em que a inquietude é a condição cultural vigente. Este é o território habitado por Archigram", referiu David Greene. Sendo que, "o trabalho de tese é feito de uma investigação e de uma dissertação. A investigação fundamenta-se num acontecer do exterior para o interior. A dissertação fundamenta-se num acontecer do interior para a exterior". Dessa forma, foi determinante para a construção da presente reflexão "Sobre o Efémero", definir um campo de trabalho capaz de informar antes de produzir. Não um trabalho individual, mas de conjunto, na medida que resultou de várias pensamentos, de vários autores e por isso, um produto colectivo. De igual forma importante, foi a escolha do tema, que na conclusão de uma licenciatura pretende apontar um caminho a seguir. No primeiro capítulo descrevem-se as fases sucessivas de apraximaçâo ao campo de trabalho, para uma leitura e cantextualizaçâo da situação actual da arquitectura do efémero. No segunda capitulo fez-se uma viagem em torno das Exposições Internacionais, percebendo a ímpartância que o Pavilhão foi adquirindo, numa primeira fase enquanta representação nacianal, senda pasteriarmente e ao longa da tempa veicula de experimentação por excelência. Atendendo a que são já muitos os exemplos desta arquitectura do efémero, ao passo de se analisarem exemplos isolados, optou-se por canalizar a atenção em três casos de estudo que coleccianam desde 2000 vários prajectos deste modo de fazer arquitectura, que são eles: Serpentine Gallery, RS. 1 - MoMA e ainda Tate Modern Gallery. Após a análise de vários exemplos, considerou-se essencial perceber e agrupar três tipos de arquitectura do efémero que, numa primeira fase, até inícios dos anos quarenta, só o acantecimento era efémero, fugaz, na medida que a arquitectura permanência, muito frequente nas Exposições até à data referida. A partir do momento que se cameçou a construir com materiais efémeros no seu verdadeira sentido, tudo era efémero, desde os acontecimentos aos abjectos, ficando apenas registado na memória.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectArquitectura efémerapt_PT
dc.titleSobre o efémeropt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2023-03-10-
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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288700 Vânia Natércia da Silva Costa.pdfDissertação de mestrado31,04 MBAdobe PDFThumbnail
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