Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6785
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gaspar, Tânia, 1977- | - |
dc.contributor.author | Coelho, Madalena Rodrigues, 1998- | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T09:35:26Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T09:35:26Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6785 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022 | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 7 de Fevereiro de 2023 | pt_PT |
dc.description.abstract | A relação entre os contextos familiar e escolar eleva os benefícios para o crescimento da criança relativamente aos processos biopsicossociais que lhe foram desenvolvidos, durante o ciclo vital, através das relações primárias estabelecidas entre família que ajudaram na adaptação do jovem a diversos contextos, especialmente o escolar, que promoveram bem-estar e satisfação com a vida no adolescente. Este trabalho pretende estudar como é que o ambiente familiar influencia o envolvimento dos jovens no contexto escolar. Assim, tem como objetivo geral compreender e caracterizar a relação entre o ambiente familiar e o envolvimento escolar. Através disto, foi desenvolvido um estudo, de caráter misto, tendo como base o questionário HBSC-OMS (Matos et al, 2018), em que a amostra é caracterizada por um total de 1927 participantes, sendo que 56 % são do sexo feminino e 44 % são do sexo masculino, apresentando uma média de idades de 14,97 anos (DP = 2,51), em que 25,80 % pertencem ao 6º ano de escolaridade, 28,40 % pertencem ao 8º ano de escolaridade, 27,50 % pertencem ao 10º ano de escolaridade e 18,30 % pertencem ao 12º ano de escolaridade. E o instrumento qualitativo, foi baseado num guião de entrevista (Salvador, 2012) e foi aplicado a um total de 10 pais. Os resultados referem que através de um apoio familiar e de uma relação familiar com qualidade, os jovens apresentam valores benéficos para o seu envolvimento escolar, no seu sucesso académico, nas suas relações interpessoais e apresentam maior satisfação com a vida. | pt_PT |
dc.description.abstract | he relationship between family and school contexts raises the benefits to the child’s growth in relation to biopsychosocial processes that have been developed, during the life cycle, through the primary relationships established between the family that helped the young person to adapt to different contexts, in particular the school context, which promoted well-being and satisfaction with life in adolescents. This paper aims to investigate how family environment influence the young children’s involvement in the school context. In this way, it has as general objective to understand and characterize the relation between family environment and school involvement. Through this, a study was developed, of mixed character, based on the HBSC-OMS questionary (Matos et al, 2018), in which the sample is characterized by a total of 1927 participants, 56 % are female and 44 % are male, with an average age of 14,97 (DP = 2,51), in which 25,80 % belong to the 6th year of schooling, 28,40 % belong to the 8th year of schooling, 27,50 % belong to the 10th year of schooling and 18,30 % belong to the 12th year of schooling. And the qualitative instrument, was based on an interview guide (Salvador, 2012) and was applied to a total of 10 parents. The results indicate that through family support and a family relationship with quality, young people show beneficial values for their school involvement, in their academic success, in their interpersonal relationships and have greater satisfaction with life. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Lar e Escola - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Jovens - Atitudes - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.title | A relação do ambiente familiar no envolvimento escolar e na satisfação com a vida dos adolescentes portugueses | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203224248 | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_madalena_coelho_dissertacao.pdf | Dissertação | 617,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License