Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-por
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955-por
dc.contributor.advisorAnselmo, Rogério Mourtada, 1977-por
dc.contributor.authorMiedzir, Inês Filipa Chagas Pais de Sousa, 1975-por
dc.date.accessioned2013-12-18T14:18:56Z-
dc.date.available2013-12-18T14:18:56Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/673-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013por
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Dezembro de 2013por
dc.description.abstractNos últimos anos, multiplicam-se as estratégias governamentais (do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Economia e do Trabalho) no combate ao insucesso e ao abandono escolar, esforços estes que procuram investir em respostas adequadas que incentivem e assegurem o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar eprofissional. Esta relatório investiga, aplica e avalia, no contexto da educação, um modelo de liderança organizacional - o Comportamento Organizacional Positivo (COP). O COP foi definido pelo seu autor - Fred Luthans (2002, p. 59) - pelas seguintes palavras: "[ ... ] the study and application of positively oriented human resource strengths and psychological capacities that can be measured, developed, and effectively managed for performance improvement in today's workplace.". Estas capacidades psicológicas são: a auto-eficácia , o optimismo , a esperança e a resiliência. Quando desenvolvidas, estas capacidades formam um constructo chamado Capital Psicológico Positivo ou PsyCap: PsyCap is an individual's positive psycological state of development and is characterized by: (I) having confidence (self-efficacy) to take on and put in the necessary effort to succeed at challenging tasks; (2) making a positive attribution (optimism) about succeeding now and in the future; (3) persevering toward goals and, when necessary, redirecting paths to goals (hope) in order to succeed; and (4) when beset by problems and adversity, sustaining and boucing back and even beyond (resiliency) to attain success. (Luthans, Youssef & Avolio, 2007, p. 3). Este modelo de liderança foi aplicado durante um estágio, numa turma de um Curso de Educação e Formação de Desenho Assistido por Computador, na Escola Secundária Marquês de Pombal, no contexto da disciplina de Artes Visuais. Esta escola secundária abarca toda uma franja da população escolar que está desajustada do ensino curricular normal, por insucesso ou indisciplina. A turma de estágio era composta por 18 alunos - 16 rapazes e apenas 2 raparigas - com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, todos eles repetentes. Maioritriamente, os alunos eram imigrantes africanos, naturais de vários países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), nomeadamente Guiné, Angola e Moçambique; e luso-africanos. Provinham de famílias socialmente muito desfavorecidas, com poucos recursos escolares e profissionais, revelando-se mal integrados na sociedade portuguesa. Para orientar esta investigação, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (a) O desenvolvimento do Capital Psicológico Positivo do aluno do CEF é gerador de um Comportamento Organizacional Positivo neste mesmo aluno?; (b) O seu Comportamento Organizacional Positivo influencia positivamente a sua expressão visual, o seu domínio da linguagem plástica e a sua concepção/organização espacial do campo visual? Para operacionalizar esta pesquisa foram realizadas 3 entrevistas reflexivas a 3 alunos desta mesma turma.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtes - Ensino e estudopor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectEscola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleAnálise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais : um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201119714pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_ines_miedzir_dissertacao.pdfDissertação2,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.