Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6642
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira | - |
dc.contributor.author | Moura, Ana Raquel Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T13:30:58Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T13:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6642 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação | - |
dc.description | Exame público realizado em 8 de novembro de 2022, às 12H45 | - |
dc.description.abstract | Alguns autores defendem que a autoestima se encontra associada à aprendizagem escolar, nomeadamente no processo de aprendizagem da leitura. Embora a autoestima seja um conceito amplamente explorado, não existem muitos estudos sobre a sua relação com o sucesso académico nos primeiros anos do ensino formal. Deste modo, o presente estudo pretende estudar a relação entre a fluência de leitura e a autoestima nos alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram no estudo 71 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos (MIdade = 8.28; D.P. = 0.45). Dos 71 alunos, 35 são do sexo masculino e 36 são do sexo feminino. As análises estatísticas confirmam a existência de associação entre as variáveis autoestima e fluência de leitura e autoestima e prosódia. No entanto, os resultados não apoiam a relação entre a autoestima e a precisão de leitura | pt_PT |
dc.description.abstract | Some authors consider that self-esteem is associated with school learning, specifically with the learning to read. Although self-esteem is a widely explored concept, there are not many studies about its relationship with academic success in the early years of formal education. The present analyzes to study the relationship between reading fluency and self-esteem in students of the 3rd grade Elementary School. Seventy-one students participated in the study, their ages ranged 7 and 9 years old (Mage = 8.28; D.P. = 0.45). Of the 71 students, 35 are male and 36 are female. Statistical analyzes confirmed the existence of an association between the variables self-esteem and reading fluency, and between self-esteem and prosody. Even so, results did not support the relationship between self-esteem and reading accuracy. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia educação | pt_PT |
dc.subject | Autoestima - Aprendizagem escolar - Aprendizagem da leitura | pt_PT |
dc.title | A relação entre a fluência de leitura e a autoestima em alunos do 3.º ano do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203107322 | - |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IPCE_Ana Raquel Cruz Moura 288386.pdf Restricted Access | Dissertação de mestrado | 450,93 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.