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dc.contributor.advisorSousa, Mariana Lopes de-
dc.contributor.authorMartinho, Maria Júlia Costa Marques-
dc.date.accessioned2022-12-15T11:23:02Z-
dc.date.available2022-12-15T11:23:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6639-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.descriptionExame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 13H-
dc.description.abstractA evidência tem vindo a suportar, de forma crescente, a eficácia da psicoterapia assistida por equinos. Contudo, a operacionalização deste tipo de intervenção terapêutica e as designações sob as quais surge na literatura são marcadamente heterogéneas. Verifica-se, por isso, uma necessidade emergente de investigação controlada que suporte os ganhos terapêuticos potenciados por este tipo de intervenção. Com vista a responder a esta necessidade, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de documentar a evidência sobre a eficácia a psicoterapia assistida por equinos na promoção do ajustamento socioemocional e da autonomia de crianças e adolescentes. Pretende-se que esta revisão contribua para a definição de diretrizes orientadoras da prática clínica neste domínio. O processo de revisão teve por base o modelo concetual da Cochrane. Duas revisoras garantiram a avaliação dos estudos em termos de contribuição para a questão de investigação. Foram identificados dezassete estudos: nove no âmbito da psicoterapia assistida por equinos e oito no âmbito da psicoterapia facilitada por equinos. A reduzida dimensão das amostras e a ausência de grupos de controlo condicionaram a formulação de recomendações para a prática clínica. No entanto, o aumento de estudos que denotam uma preocupação crescente com o rigor metodológico e a uniformização da terminologia utilizada para designar estas intervenções leva a crer que poderá ser possível, a curto prazo, obter uma tradução mais robusta da eficácia da psicoterapia assistida por equinos.pt_PT
dc.description.abstractEvidence has increasingly supported the effectiveness of equine-assisted psychotherapy. However, the operationalization of this type of therapeutic intervention and the designations under which it appears in the literature are markedly heterogeneous. Therefore, there is, an emerging need for controlled research which supports the therapeutic gains associated with this type of intervention. To respond to this need, a systematic review of the literature was performed to assess the effectiveness of equine-assisted psychotherapy in promoting socio-emotional adjustment and autonomy in children and adolescents. This review also aims at contributing to the definition of guidelines to clinical practice in this field. The review process was based on the Cochrane conceptual model. Two reviewers assessed of studies regarding their contribution to the research question. Seventeen studies were identified: nine studies within the scope of equine-assisted psychotherapy and eight within the scope of equine-facilitated psychotherapy. The small sample size and the absence of control groups conditioned the formulation of recommendations for clinical practice. However, the increasing number of studies reflecting a growing concern over the methodological rigor and the standardization of the terminology in this field suggests that it may be possible, in the short term, to obtain a more robust translation of the effectiveness of equine-assisted psychotherapy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectPsicoterapia - Equinos - Aspectos terapêuticospt_PT
dc.subjectPsicoterapia do Adolescente - Equinos - Aspectos terapêuticospt_PT
dc.subjectBem-estar emocional - Adolescentes - Criançaspt_PT
dc.subjectAutismo - Equinos - Aspectos terapêuticospt_PT
dc.subjectHiperactividade - Equinos - Aspectos terapêuticospt_PT
dc.titleEficácia da psicoterapia em serviços assistidos por equinos na promoção do ajustamento socioemocional e da autonomia de crianças e adolescente : estudo de revisão sistemáticapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203107470-
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