Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6559
Título: Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
Outros títulos: Higher education in times of Covid-19 pandemic : reflections on training in social work
Autor: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
Data: 2021
Citação: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro (2021) - Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 9-21.
Resumo: Uma das áreas mais afetadas pela necessidade do distanciamento social, em função da pandemia pelo Covid-19, é a educação, a considerar o seu carácter coletivo nos percursos de ensino- aprendizagem em todos os níveis de formação; e sua função social para a disseminação de valores e princípios societários, sejam eles de internalização da ordem vigente ou intenção de rutura com a mesma, no sentido da emancipação humana. Portanto, faz-se imperativo refletir sobre novos desafios aos Sistemas de Ensino nas dimensões pedagógico-educativas, nos aspetos que circunscrevem as condições objetivas e subjetivas dos indivíduos que os integram. Por meio de referenciais da economia política, o estudo de natureza bibliográfica e documental, procura apreender as particularidades das formações em Serviço Social, sob a configuração neoliberal capitalista, e os avanços das tecnologias de informação e comunicação a apontar os limites, constrangimentos e possibilidades que perpassam as exigências de adaptabilidade no contexto atual.
One of the most affected areas by the Covid-19 pandemic is education. The imposition of social distancing took a devastating toll on this area, considering its collective character in the teaching-learning pathways at all levels of training, and its social function for the dissemination of societal values and principles, whether they are internalization of the current statu quo or the intention to break away with it, towards human emancipation. Therefore, it is imperative to reflect on the new challenges the Educational Systems faces in the pedagogical and educational dimensions, in the aspects that circumscribe the objective and subjective conditions of the individuals who integrate them. Borrowing heavily from political economy references, the bibliographical and documental study seeks to apprehend the specific features of Social Service training under the neoliberal capitalist configuration, and the advances in information and communication technologies, while pointing out the limits, constraints, and possibilities that permeate the demands for adaptability in the current context.
Descrição: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6559
https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 57-58 (2021)

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