Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marta, Benedita de Lacerda Henriques Camacho | - |
dc.contributor.author | Ramos, Henrique Meixão | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T16:40:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T16:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6512 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Design do Produto | - |
dc.description | Exame público realizado em 21 de julho de 2022, às 15H | - |
dc.description.abstract | A cidade é, hoje, uma ideia complexa. Com o propósito de compreender melhor seu funcionamento e configuração, assume-se a tarefa de fragmentá-la dentro de aspetos dimensionais. O espaço público é, por excelência, local de cidadania e de movimento. Portanto deve ser usufruído por todos, sem exceção. Mas, paradoxalmente, o mesmo espaço apresenta inúmeras barreiras urbanísticas que limitam a mobilidade, convertendo num cenário de exclusão. Neste sentido, o presente trabalho desperta uma reflexão de como tornar uma cidade mais humana. Levando em consideração essa problemática, vê-se a intervenção do design, em território urbano, como um fator determinante na procura da qualidade ambiental. Deste princípio, parte a idealização de que a área pedonal de uma cidade contribui fortemente para a conquista de uma cidade para todos. De semelhante valor, incluem-se os equipamentos urbanos que, como componentes do espaço público urbano correspondem, de maneira eficiente, as expectativas e necessidades básicas das pessoas. Com essa lógica, o presente trabalho propõe a avaliação do espaço público e uma análise crítica na grande variedade de mobiliário urbano na cidade do Porto, particularmente num percurso pedonal, que se inicia na Rua Nova da Alfândega até a Rua do Passeio Alegre. Como propósitos complementares, esta pesquisa pretende promover a ideia de que as cidades necessitam de espaços de qualidade, a fim de fortalecer a sua vida e encorajar pedestres a caminhar. Manifesta-se, também, o interesse de motivar, dentro do complexo mundo citadino, a perceção visual dos equipamentos do mobiliário urbano como parte integrante da paisagem urbana. Pois, o design destes objetos adiciona mais valia aos espaços públicos, valoriza o património arquitetónico e urbanístico e afirma-se como parte própria do cenário urbano. Para cumprir tais objetivos a metodologia da pesquisa foi bibliográfica, utilizando-se de livros, dissertações, teses e artigos; e o uso do método exploratório do percurso acima citado com levantamento fotográfico. Pretende-se que esta pesquisa Design da cidade – um estudo de caso do mobiliário urbano da cidade do Porto venha proporcionar conhecimento não apenas na escala da cidade, mas sim, na escala humana. Pois além da necessidade de um meio ambiente ser organizado, o mesmo precisa ser também inspirador e prazeroso. Face aos objetivos deste trabalho, fica evidente que o design é primordial na configuração do espaço urbano público e a sua função atua como peça chave na procura de mais qualidade para a população. | pt_PT |
dc.description.abstract | The city nowadays is a complex environment. In order to understand its operation and configuration, it is worth fragmenting it into its different constituent parts for consideration. The public space is, for example, one of community and movement. Therefore, it must be usable by all, without exception. But, paradoxically, the same space presents several urban barriers that limit mobility, leading to a scenario of exclusion. Taking this issue into account, the present work reflects on how to make a city more human and enjoyable. The design intervention in urban areas is seen as a determinant factor in the pursuit of quality surroundings. Based on this concept, the objective is that the pedestrian area of a city contributes strongly to the achievement of a city for all. Of similar value, the urban furnishings and equipment are included which, as components of public urban space, should efficiently contribute to meeting people’s basic expectations and needs. With this in mind, the present work puts forward an evaluation of a public space in the city of Porto, specifically in a pedestrian area and presents a critical analysis of the wide variety of urban furniture installed in the area. Furthermore, this research intends to promote the idea that cities need more quality public spaces in order to enhance users quality of life and encourage pedestrians to walk more. There is also an interest in strengthening, within the complex city world, the visual perception of urban furniture as being an integral part of the urban landscape. The design of these objects adds more value to public spaces, affirming them as part of the urban environment and enriching the architectural and urban heritage. It is intended with this research to provide knowledge not only on a city scale, but also on a human scale. Wherefore beyond the need for an environment to be organized, it also needs to be inspiring and pleasurable. Given the objectives of this work, it is evident that design is essential in the configuration of public urban space and its function plays a role in the population's search for more quality. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Design de produto | pt_PT |
dc.subject | Mobiliário urbano | pt_PT |
dc.subject | Design inclusivo | pt_PT |
dc.subject | Caso de estudo - Áreas pedonais - Espaço público - Porto | pt_PT |
dc.title | Design da cidade : um estudo de caso o mobiliário urbano da cidade do Porto | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203040945 | - |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
287665 Henrique Meixão Ramos.pdf | FA_Dissertação de mestrado | 10,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.