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http://hdl.handle.net/11067/648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Braizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944- | por |
dc.contributor.advisor | Cidrais, Álvaro Jaime Gomes, 1967- | por |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Rita Peyroteo, 1988- | por |
dc.date.accessioned | 2013-12-09T18:49:04Z | - |
dc.date.available | 2013-12-09T18:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/648 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013 | por |
dc.description | Exame público realizado em 4 de Dezembro de 2013 | por |
dc.description.abstract | Os sistemas de infra-estruturas ligadas à mobilidade têm um significativo impacto urbano, formando uma nova paisagem artificial. Interessa-nos principalmente esta zona híbrida entre a arquitectura, a infra-estrutura e o desenho urbano. Os sistemas de mobilidade e as questões emergentes de sustentabilidade e ecologia urbana, sugerem a procura de novas respostas capazes de utilizar estas infra-estruturas a favor da criação de novas e estimulantes tipologias urbanas, integradoras e inclusivas. O tema desta dissertação relaciona-se, deste modo, com o planeamento da Cidade, segundo a revitalização dos espaços criados por estas estruturas de mobilidade como sistema gerador de desenho urbano contínuo e da relação intrínseca que esta tem com a arquitectura. Daqui nascem os critérios de abordagem às novas infra-estruturas que nasceram essencialmente do uso do automóvel e que se impuseram negativamente na paisagem, criando espaços vazios sem uso, e que muitas vezes, criam barreiras à circulação das pessoas dentro da cidade. O foco reside na possibilidade de reintegração e valorização destas zonas problemáticas, transformando-as em espaços que priveligiam as deslocações através de modos suaves, gerando espaços públicos de lazer, espaços híbridos, sujeitos a diversificadas actividades. Espaço com grande potencial para a criação de ambientes sociais activos, de modo a asegurar uma continuidade no espaço urbano, a par dos fluxos motorizados, e responder a diversas questões contemporâneas como a sustentabilidade e a humanização. O projecto arquitectónico sobre estes locais nasce, deste modo, como tema e pretexto de desenho urbano revitalizador e de requalificação do espaço público, perspectivando-o para o futuro em que a mobilidade sustentável se torna cada vez mais essencial para a qualidade de vida nas cidades. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Espaço (Arquitectura) | por |
dc.subject | Planeamento urbano | por |
dc.subject | Espaços públicos | por |
dc.title | Arquitectura no espaço público : a potencialidade das estruturas de mobilidade pré-existentes como espaços de humanização da cidade | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201649764 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
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