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http://hdl.handle.net/11067/6488
Título: | Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita |
Autor: | Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987- |
Orientador: | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- |
Palavras-chave: | Estudantes de música - Psicologia Relação professor-aluno |
Data: | 2022 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar os indicadores de vulnerabilidade psicológica dos estudantes de música erudita e correlacioná-los com a relação aluno-professor de instrumento e com o suporte social. Através de um inquérito online, os participantes (n=123, estudantes de música de conservatório/ licenciatura/ mestrado) responderam à questões relativas a sintomas psicopatológicos (BSI), a qualidade da relação aluno-professor (SV-TSQ-SF) e o suporte social percebido (MSPSS). Os resultados revelaram a existência de alguns sintomas de psicopatologia nos estudantes, em particular os estudantes do sexo feminino. O suporte social percebido e a qualidade da relação aluno-professor têm uma associação negativa com a intensidade desses sintomas. Uma análise de regressões múltiplas revelou que o suporte social percebido tem um impacto na qualidade da relação aluno-professor e constitui um preditor significativo dos três índices de psicopatologias. Ainda, a dimensão ‘conflito’ da relação aluno-professor tem um impacto significativo no índice geral de sintomas e em particular na dimensão obsessão-compulsão.
Os resultados levam-nos a refletir sobre a importância da qualidade da relação aluno-professor, e do suporte social percebido desta população, visto que ambas as questões influenciam as vulnerabilidades psicológicas dos alunos. Para além disto, é importante refletir sobre a relevância da experiência musical, não apenas como performance ou estudo, mas como uma experiência de caráter relacional, onde as relações podem transformar a experiência musical, e a experiência musical pode transformar as relações. The aim of this study was to investigate the indicators of psychological vulnerability of classical music students and correlate them with the student-instrument-teacher relationship and with social support. Through an online survey, participants (n=123, conservatory/undergraduate/master's music students) answered questions regarding psychopathological symptoms (BSI), the quality of the student-teacher relationship (SV-TSQ-SF), and perceived social support (MSPSS). Our results pointed out that obsessions-compulsions, depression and interpersonal sensitivity were the most recurrent symptoms, with the female gender being more affected in terms of symptom intensity. A multiple regression analysis revealed that perceived social support has an impact on the quality of the student-teacher relationship and is a significant predictor of all three psychopathological symptom levels. Furthermore, the conflict dimension of the student-teacher relationship has a significant impact on the overall symptom index and in particular on the obsession-compulsion dimension. The results lead us to reflect on the importance of the quality of the student-teacher relationship, and the perceived social support of this population, since both issues influence the psychological vulnerabilities of students. Furthermore, it is important to reflect on the relevance of the musical experience not only as a performance or study, but as a relational experience, where relationships can transform the musical experience, and the musical experience can transform through relationships. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022 Exame público realizado em 6 de Setembro de 2022 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/6488 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
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