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Título: Sexualidade na deficiência intelectual e a importância da educação sexual : estudo de caso
Outros títulos: Sexuality in intellectual disability and the importance of sex education : a case study
Autor: Faustino, Inês Isabel Serrano
Rebelo, António Martins Fernandes, 1954-
Palavras-chave: Pessoas com deficiência mental - Comportamento sexual
Educação sexual para pessoas com deficiência mental
Data: 2020
Citação: Faustino, Inês Isabel Serrano ; Rebelo, António Martins Fernandes (2020) - Sexualidade na deficiência intelectual e a importância da educação sexual : estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 11:1 (2020) 111-130.
Resumo: O presente trabalho pretende abordar o tema da sexualidade junto da população com deficiência intelectual, enaltecer a importância da existência da educação sexual, bem como a possibilidade desta população possuir aprendizagens neste âmbito. Pretende então, dar seguimento a uma visão não estigmatizante desta população e proporcionar a vivência de uma sexualidade saudável e informada. Neste sentido, trata-se de um estudo qualitativo em profundidade em que foram realizadas ações de sensibilização a 14 jovens da Fundação LIGA com o intuito da transmissão de conhecimentos relacionados com diversas dimensões que compõem a sexualidade. Foram utilizados um questionário de avaliação de conhecimentos e uma entrevista previamente à realização das ações de sensibilização, tendo a aplicação destes instrumentos sido repetida após a realização das mesmas. Os resultados encontrados foram positivos para todas as 7 dimensões da sexualidade abordadas, sendo que, na maioria dos casos, o nível de informação aumentou de forma significativa e inquestionável. O grupo de estudo demonstra uma capacidade de aprendizagem de temas específicos da sexualidade e a necessidade de continuação deste trabalho futuramente.
The present work intends to approach the subject of sexuality among the population with intellectual disability, praise the importance of the existence of sexual education, as well as the possibility for knowledge acquisition by this population on the topic. Its intention is to follow a non-stigmatizing vision of this population and to provide the experience of a healthy and informed sexuality. As such, this is an in-depth qualitative study in which 14 awareness actions were carried in LIGA Foundation with the purpose of transmitting knowledge regarding various dimensions of sexuality. A knowledge assessment questionnaire and an interview were applied, prior and subsequent to the performance of the awareness actions. The results were positive for all the 7 dimensions addressed regarding sexuality, and, in most cases the level of information increased significantly and unquestionably. The study group demonstrates an ability to learn specific topics regarding sexuality and the need to continue this work in the future.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 11, n. 1 (2020). - p. 111-130.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6406
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 11, n. 1 (2020)

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