Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6376
Título: Robótica aplicada ao agronegócio : uma proposta de sensoriamento do microambiente produtivo de frangos de corte
Autor: Balthazar, Glauber da Rocha
Silva, lran José de Oliveira
Data: 2022
Citação: Balthazar, Glauber da Rocha, e outro (2022) - Robótica aplicada ao agronegócio : uma proposta de sensoriamento do microambiente produtivo de frangos de corte. In Prado, Marcelo, coord., e outros. Gestão tecnológica : proceedings. Lisboa : Universidade Lusíada. P. 21-24.
Resumo: A 4.ª revolução industrial tem modificando diversos setores industriais e produtivos e a produção agrícola também tem sido influenciada. Diversas tecnologias já são vistas em campo como Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning que objetivam minimizar perdas através do melhor conhecimento dos dados gerados no sistema produtivo. Este trabalho surge neste contexto como uma proposta de criação de um elemento robótica que tenha a finalidade de capturar dados do microclima de um aviário de frangos de corte e enviar estes dados para um sistema de processamento que consiga automatizar de forma inteligente o ambiente produtivo. Assim, surge o RobôFrango um agente biosensor capaz de analisar o ambiente no qual os frangos estão alojados. O método de criação deste robô está dividida em três fases onde cada uma faz referência a uma etapa de desenvolvimento do hardware e software necessário para análise sensorial do microclima onde o frango vive. Os resultados iniciais deste projeto apontam para identificação correta dos sensores mais adequados para o sensoriamente do agente biosensor e do mecanismo motor de deslocamento do robô na superfície de uma cama de frango. Os próximos passos apontam para certificação dos sensores do robô com calibração com sensores industriais e posteriormente a modelagem dos atuadores e a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para automação inteligente do aviário.
Descrição: Gestão tecnológica : proceedings / coordenação [de] Marcelo Prado... [et al.]. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2022.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6376
https://doi.org/10.34628/dgjv-gb58
Tipo de Documento: Parte de Livro
Aparece nas colecções:[ILID-COMEGI] Contribuições em livros

Ficheiros deste registo:
Não existem ficheiros associados a este registo.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.