Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6267
Título: Quem e como cuidam das crianças e adolescentes cardiopatas? : uma pesquisa no Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras
Autor: Lagunilla, Ana Mercedes Pelosi
Coelho, Renata Baptista
Siqueira, Luana de Souza
Data: 2019
Citação: Lagunilla, Ana Mercedes Pelosi, e outros (2019). Quem e como cuidam das crianças e adolescentes cardiopatas? : uma pesquisa no Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras. Intervenção Social, 53-54 (2019) 147-167.
Resumo: A pesquisa que sustenta este trabalho realizou-se no Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro—Brasil, especificamente no sector de Pediatria cardiológica e insere-se na temática das políticas públicas sociais, especificamente nas politicas de saúde, assistência e previdência, que formam o tripé da Seguridade Social brasileira. Os direitos sociais, principalmente os voltados para as crianças e adolescentes e para as mulheres, tem sofrido nos últimos anos um intenso ataque, observável no avanço de políticas de caráter neoliberal, especialmente no Brasil. O objeto de investigação é o perfil dos cuidadores dos pacientes (crianças e adolescentes) atendidos pelo já referido Instituto. Nosso objetivo foi compreender como as políticas públicas atendem e respondem às necessidades destas famílias. O perfil dos cuidadores, que em sua maioria são mulheres, demonstram a divisão sexual do trabalho particular ao sistema capitalista, em que a mão de obra feminina incide, sem custo para o capital, a reprodução da força de trabalho. E é no trabalho doméstico que esta reprodução se dará. Nogueira (2010) e Cisne (2013) apontam que o trabalho doméstico enquanto trabalho, é que se apresenta como o sustentáculo da divisão sexual do trabalho, permitindo cada vez mais a produção e reprodução da força de trabalho para o capital. Neste sentido, verificamos com este estudo, que a partir da introdução dos benefícios dos programas de transferência de renda nas famílias, as condições materiais das famílias tiveram alguma melhora, tendo em vista as precárias condições financeiras e materiais das famílias. Desta forma, percebe-se a importância do profissional do Serviço Social na viabilização do acesso aos direitos destinados a este público, de forma que pacientes e cuidadores tenham suas necessidades minimamente atendidas, considerando-se que a maioria dos usuários possuem condições precárias de subsistência e os benefícios e políticas sociais incidem na eficácia do tratamento dos pacientes desta unidade.
Descrição: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 53-54 (2019). - p. 147-67.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6267
https://doi.org/10.34628/t3v7-9533
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 53-54 (2019)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
is_10_53_54_2019.pdf847,05 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons