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dc.contributor.advisorPires, Ana Meireles Sousa-
dc.contributor.authorUrcioli, Júlia Simões Pires Santos-
dc.date.accessioned2022-03-18T11:38:20Z-
dc.date.available2022-03-18T11:38:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6233-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 9 de dezembro de 2021pt_PT
dc.description.abstractResumo: O presente projeto de investigação pretende avaliar a existência de uma relação entre as variáveis, satisfação com a vida e envolvimento com a sustentabilidade. Esta investigação centrou-se numa abordagem quantitativa e num método correlacional. Com uma amostra de 502 adolescentes portugueses, de ambos os sexos que encontram-se a estudar no 7º ano em diferentes escolas de Portugal. Para avaliação das variáveis utilizou-se os instrumentos: Escala Breve de Satisfação com a Vida (EBSV) e Inventário de Envolvimento e Não Envolvimento com o Desenvolvimento Sustentável (EDiSDI). Procedeu-se uma análise descritiva das variáveis sociodemográficas e uma análise correlacional, para a verificação da existência de uma relação significativa entre as variáveis do estudo. Quanto ao resultado do estudo, obteve-se uma relação significativa e positiva entre as variáveis satisfação com a vida e envolvimento com a sustentabilidade. Concluiu-se que os adolescentes que apresentam maior satisfação com a vida apresentam maior envolvimento com a sustentabilidade global e vice e versa. Estes resultados podem também informar novas políticas ambientais que apostem no envolvimento activo dos jovens tendo em conta o papel que a própria satisfação com a vida desempenha nos seus comportamentos face à sustentabilidade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This research project aims to assess the existence of a relationship between the variables, satisfaction with life and involvement with sustainability. This investigation focused on a quantitative approach and a correlational method. With a sample of 502 Portuguese adolescents, of both sexes, who are studying in the 7th grade in different schools in Portugal. To evaluate the variables, the following instruments were used: Brief Life Satisfaction Scale (EBSV) and Inventory of Involvement and Non-Involvement with Sustainable Development (EDiSDI). A descriptive analysis of the sociodemographic variables and a correlational analysis were carried out to verify the existence of a significant relationship between the study variables. As for the results of the study, there was a significant and positive relationship between the variables satisfaction with life and involvement with sustainability. It was concluded that adolescents who have greater satisfaction with life are more involved with global sustainability and vice versa. These results can also inform new environmental policies that focus on the active involvement of young people, taking into account the role that life satisfaction plays in their behavior towards sustainability.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectSatisfação com a vidapt_PT
dc.titleSatisfação com a vida e envolvimento com a sustentabilidade em adolescentespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202912043pt_PT
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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