Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabrita, Túlia Rute Maia, 1972- | - |
dc.contributor.advisor | Tomé, Gina Maria Quinás, 1973- | - |
dc.contributor.advisor | Gaspar, Tânia, 1977- | - |
dc.contributor.author | Figueira, Isa Andreia Pereira, 1979- | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T10:30:44Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T10:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6222 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012. | pt_PT |
dc.description | Por razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 12 de Novembro de 2012. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o estágio em psicologia clínica no contexto universitário, cujo principal objetivo foi iniciar a prática clínica e desenvolver atividades para a promoção do bem-estar físico e psicológico da população-alvo. A intervenção psicológica nos estudantes universitários incluiu psicoterapia de apoio baseada no modelo cognitivocomportamental com periodicidade semanal. O método clínico aplicado foi o estudo de caso e os resultados foram analisados e interpretados através das teorias cognitivocomportamentais e os diagnósticos classificados de acordo com o DSM-IV-TR. Os resultados indicam uma diminuição significativa da sintomatologia e a adequação da psicoterapia de apoio à população-alvo. Em conclusão, os objetivos do estágio foram alcançados e a experiência promoveu a aquisição de conhecimentos e competências importantes para o desempenho profissional do psicólogo clínico. | pt_PT |
dc.description.abstract | This paper presents the clinical psychology internship in the university context and the main aim was to start the clinical psychology practice and develop activities to promote physical and psychological welfare of target population. The psychological interventions with university students included psychological support based on cognitive behavioral model on weekly frequency. The clinical method applied was case study and the results were analyzed and interpreted based on cognitive-behavioral theories and diagnostics were classified according to the DSM-IV-TR. The results indicate a significant decrease in symptoms and the adequacy of supportive psychotherapy for university students. In conclusion, the internship objectives were achieved and the work experience provided an important opportunity to gain relevant knowledge and skills prior to starting out in a career field in clinical psychology. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários - Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia clínica - Prática profissional | pt_PT |
dc.subject | Projecto Aventura Social - Ensino e estudo (Estágio) | pt_PT |
dc.title | O psicólogo clínico na saúde dos estudantes universitários : promoção da saúde e intervenção psicológica | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_isa_figueira_dissertacao1.pdf | Texto parcial | 6,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License