Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Elisa Kern de, 1976- | - |
dc.contributor.author | Moraes, Arizla Cunha de, 1991- | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T12:10:45Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T12:10:45Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6188 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021 | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 16 de Fevereiro de 2022 | pt_PT |
dc.description.abstract | O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social, como também, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Os pais das crianças com autismo em geralsão seus principais cuidadores e fonte de apoio, por isso, o presente estudo pretendeu compreender o impacto do diagnóstico nos pais de filhos com autismo, a fim de caracterizar as emoções dos pais,assim como, as estratégias de enfrentamento diante da descoberta do diagnóstico de autismo dos filhos. Os participantes foram dez pais que possuem filhos com autismo entre dois e dezesseis anos. Foram realizadas entrevistas online e presenciais, gravadas e transcritas. Os resultados foram organizados em três categorias, sendo a primeira o processo da descoberta, a segunda relativa as estratégias de enfrentamento e a terceira sobre as preocupações relativas ao futuro. Conclui-se que as principais emoções mobilizadas são a tristeza, angústia e dúvida e as mais predominantes estratégias de enfrentamento são buscar conhecimento a respeito do autismo e focar na solução das demandas que se colocam em cada momento. | pt_PT |
dc.description.abstract | Autism is a neurodevelopmental disorder that affects communication and social interaction, as well as repetitive behaviors and restricted interests. Parents of children with autism are in general their main caregivers and source of support. Therefore, this study aimed to understand the impact of the diagnosis on parents of children with autism, in order to characterize the parents' emotions, as well as the strategies of coping with the discovery of their children's autism diagnosis. The participants were ten parents who have children with autism between two and sixteen years old. Online and face-to-face interviews were conducted, recorded and transcribed. The results were organized into three categories, the first being the discovery process, the second relating to coping strategies and the third to concerns about the future. It is concluded that the main emotions mobilized are sadness, anguish and doubt and the most predominant coping strategies are to seek knowledge about autism and focus on solving the demands that arise in each moment. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Pais de crianças autistas - Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Pais de crianças autistas - Serviços para | pt_PT |
dc.subject | Autismo - Diagnóstico | pt_PT |
dc.title | O impacto do diagnóstico nos pais de filhos com PEA | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202949044 | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpa_srizla_moraes_dissertacao.pdf | Dissertação | 462,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.