Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6161
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dc.contributor.advisorBotelho, Helena Cristina Caeiro, 1970--
dc.contributor.authorSoares, Roberto Javier Cardoso, 1995--
dc.date.accessioned2022-02-15T10:56:26Z-
dc.date.available2022-02-15T10:56:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6161-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 8 de Fevereiro de 2022pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação surge da vontade de entender e investigar as ramificações ligadas ao projeto de um aviário realizado por Frei Otto no Jardim Zoológico de Munique e a obra em si. Assim emerge a nossa curiosidade de como outros organismos vivos utilizam a mesma matéria que nós arquitetos utilizamos, o espaço. Assim o objetivo passa por entender esta obra na sua totalidade, compreendendo o legado histórico em que se insere, como surge, o seu contexto dentro do percurso dos seus criadores, as bases conceptuais e a sua construção física. Realizamos uma contextualização da história e origem dos jardins zoológicos, apoiando-nos em autores como David Hancocks, Jon Coe e Patrick Geddes. Com os estudos das aranhas de Frei Otto partimos para outros modos de arquitetura animal, sendo que nos apoiamos em matéria teórica de Juhani Pallasmaa, Karl Von Frisch e Gaston Bachelard. Exploramos o Aviário de Frei Otto compreendendo a sua inserção na cronologia tal como dos seus criadores, e na mesma parte exploramos todo o material escrito e desenhado do aviário fornecido pelas devidas instituições.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation arises from the desire to understand and investigate the ramifications linked in between the design of an aviary carried out by Frei Otto at the Munich Zoo and the conceptual work itself. And so our curiosity follows how other living organisms use the same material that we architects use, space. Thus, the objective is to understand this work in its entirety, understanding the historical legacy in which it is inserted, its origins, its context within the path of its creators, the conceptual bases and its physical construction. We contextualized the history and origin of zoos, based on authors such as David Hancocks, Jon Coe and Patrick Geddes. With the studies of Frei Otto's of spiders, we moved on to other forms of animal architecture, with the support of Juhani Pallasmaa, Karl Von Frisch and Gaston Bachelard. We explored Frei Otto's Aviary, understanding its insertion in the chronology as well as that of its creators, and in the same part we explored all the written and designed material of the aviary provided by the appropriate institutions.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOtto, Frei, 1925-2015 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectOtto, Frei, 1925-2015 - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectJardins zoológicos - Projectos e construçãopt_PT
dc.subjectAviários - Projectos e construçãopt_PT
dc.subjectMunique (Alemanha) - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleO Aviário de München : Frei Otto e a arquitetura animalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202941116pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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