Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6146
Título: Modelo de avaliação do retorno do investimento dos planos de promoção turística nas regiões ultraperiféricas
Autor: Camacho, Élvio José Sousa, 1975-
Orientador: Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-
Palavras-chave: Turismo - Marketing - Portugal - Madeira
Aspectos económicos - Portugal - Madeira
Taxa de retorno
Análise de investimentos
Madeira (Portugal) - Condições económicas
Data: 12-Jan-2022
Resumo: Qualquer investimento financeiro, antes de ser executado, é alvo de uma metodologia de avaliação financeira, a qual será um fator determinante na realização ou não desse investimento. Em turismo, e no caso mais particular dos investimentos presentes num plano de promoção, é determinante esta análise criteriosa dos impactos futuros desse mesmo investimento, uma vez que os recursos despendidos na promoção de um destino serem limitados e escassos. No caso das Ilhas Ultraperiféricas, fortemente dependentes do turismo e por inerência fortemente dependentes da ligação aérea e marítima aos mercados emissores, é imperioso a análise sistemática dos recursos aplicados. Assim desenvolve-se neste estudo uma metodologia de análise de viabilidade financeira do retorno expectável desse investimento, atendendo aos planos de promoção elaborados e de acordo com as condicionantes de oferta e procura. Esta metodologia é assente numa primeira fase na revisão bibliográfica dos diferentes modelos financeiros de avaliação de investimentos, seguido da análise dos planos de promoção da Região Autónoma da Madeira, dos Açores e de Gran Canaria, onde identifica-se os indicadores objetivo presentes nos planos de promoção turística analisados. Identificado os indicadores, e considerado as receitas turísticas como a variável retorno da promoção, é efetuada uma regressão linear multivariável com as variáveis explicativas (passageiros, estada média e proveito por aposento), com o objetivo de aferir do grau de predição das mesmas para a variável retorno. Construído o modelo e identificada a metodologia de análise de viabilidade financeira do retorno expectável do investimento, é utilizado como estudo de caso o Plano de Promoção da Região Autónoma da Madeira, dado ser o plano mais detalhado e com valores de investimento claramente identificados. Tendo por base o Plano de Promoção da Região Autónoma da Madeira, determinou-se ainda a necessidade de para além da análise do plano em si, validar os critérios base de decisão através de entrevistas aos principais decisores governamentais e privados, numa lógica de obter maior fiabilidade nos indicadores obtidos mediante a análise dos planos. No caso particular da Região Autónoma da Madeira, tendo por base as entrevistas realizadas, não há evidências de existir uma avaliação financeira ex ante de auxílio à decisão de investir, baseando-se muita da avaliação efetuada, no estabelecimento de indicadores individuais, por objetivo, não sendo referido um indicador global que interligue todo o plano. Dada a importância que o Turismo detém e a contínua necessidade de aplicar os recursos de forma rentável e estável na sua atividade promocional, a metodologia preconizada pretende ser mais uma forma de contribuir para o apoio á decisão, através dos objetivos preconizados e em função do Índice de Rendibilidade em Promoção. Com a aplicação da modelo é possível determinar para o plano de promoção em estudo, um índice de rendibilidade de promoção de 44,31€, superior ao índice de rendibilidade de promoção histórico de 42,50€.
Any financial investment, before being executed, is subject to a financial evaluation methodology, which will be a determining factor in the realization or not of this investment. In tourism, and in the particular case of investments in a promotion plan, this careful analysis of the future impacts of this investment is crucial, since the resources spent on promoting a destination are limited and scarce. In the case of the Outermost Islands, which are heavily dependent on tourism and are inherently heavily dependent on air and sea connections to the issuing markets, a systematic analysis of the resources applied is imperative. Thus, this study develops a financial analysis methodology of the expected return on this investment, taking into account the promotion plans elaborated and according to the constraints of supply and demand. This methodology is based on a first phase in the literature review of the different financial models of investment evaluation, followed by the analysis of the promotion plans of the Autonomous Region of Madeira, the Azores and GranCanaria, where the objective indicators present in the tourism promotion plans analyzed are identified. Once the indicators are identified and considering the tourist revenues as the return variable of the promotion, a multiple linear regression is performed with the explanatory variables (passengers, average stay and income per room), with the objective of assessing the degree of prediction of the same for the return variable. Once the model is constructed and the financial analysis methodology of the expected return on investment is identified, the Plan for the Promotion of the Autonomous Region of Madeira is used as a case study, since it is the most detailed plan with clearly identified investment values. Based on the Plan for the Promotion of the Autonomous Region of Madeira, it was also determined the need to validate the basic decision-making criteria through interviews with the main government and private decision-makers, in addition to obtaining greater reliability in the indicators obtained through the analysis of the plans. In the particular case of the Autonomous Region of Madeira, based on the interviews conducted, there is no evidence that there is an ex ante financial assessment to aid the decision to invest, much of which is based on the establishment of individual indicators by objective, and no overall indicator is mentioned, which interconnect the whole plan. Given the importance of tourism and the continuing need to invest resources in a profitable and stable manner in its promotional activity, the proposed methodology aims to be one more way of contributing to decision support, through the objectives and according to the Index of Promotion Profitability. With the application of the model it is possible to determine for the promotion plan in the study, a promotion profitability index of €44.31, higher than the historical promotion profitability index of €42.50.
Descrição: Tese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 12 de Janeiro de 2022
URI: http://hdl.handle.net/11067/6146
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Teses

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