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Title: A relação entre o ensino à distância e a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante a pandemia COVID-19
Author: Ferreira, Ângela Susana Oliveira
Advisor: Marques, Teresa Sofia Moreira
Keywords: Psicologia clínica
Ensino à distância
Bem-estar - Aspetos psicológicos
Issue Date: 2021
Abstract: A satisfação das necessidades psicológicas básicas tem um papel fulcral no bem-estar, desempenhando um papel importante na escola ou noutras áreas onde a pessoa se envolve. Devido à pandemia COVID-19 e às consequentes medidas de confinamento, os estudantes experienciaram o ensino à distância, o que poderá comprometer a satisfação das suas necessidades. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre as perceções do ensino à distância e o nível de satisfação das necessidades psicológicas básicas, durante a pandemia COVID-19, em adolescentes. Neste estudo participaram 1527 adolescentes (747 do género masculino e 780 do género feminino), com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos de idade. Foram utilizados três instrumentos na recolha de dados, nomeadamente o questionário sociodemográfico, o Inventário das Perceções sobre as Aulas em Casa e a Escala das Necessidades Psicológicas Básicas do Estudante, os quais foram desenvolvidos e/ou traduzidos pela equipa do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo (CIPD). Os resultados obtidos sugerem que as raparigas percecionam níveis mais elevados de satisfação das necessidades psicológicas básicas do que os rapazes, que os rapazes detêm perceção de maior aprendizagem durante as aulas em casa do que as raparigas e, ainda, que as raparigas detêm perceção de maior acesso aos meios tecnológicos para as aulas em casa do que os rapazes. Adicionalmente, verificou-se que os adolescentes com perceção de maior acesso aos meios tecnológicos para as aulas em casa e com perceção de maior suporte recebido por parte dos pais, professores e pares têm perceção de níveis mais elevados de satisfação das necessidades psicológicas básicas. Este estudo representa um ponto de partida para a investigação por ser o primeiro estudo a abordar as perceções sobre o ensino à distância e a sua relação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas em adolescentes
Abstract: The satisfaction of the basic psychological needs plays a crucial role in welfare, performing an important role in school or in other areas where one evolves. Due to the COVID-19 pandemic and the resulting containment measures, students experienced distance learning, which might compromise the satisfaction of their needs. This study aimed to analyse the relation between the distance learning perceptions and the level of satisfaction of basic psychological needs in adolescents during the COVID-19 pandemic. A total of 1527 adolescents took part in this study (747 male sex and 780 female), aged between 14 and 19 years old. Three instruments were used in data collection, mainly the sociodemographic questionnaire, the Inventory of Perception about Home Classes and the Student Scale of Basic Psychological Needs, which were developed and/or translated by the Psychology Research Center team for the Positive Development (CIPD). The obtained results suggest that girls perceive higher levels of satisfaction of basic psychological needs than boys, that boys hold perception of greater learning during home classes when compared to girls and, finally, that girls hold perception of a greater access to technological resources for home classes than boys. Additionally, it was verified that the adolescents with perception of greater technological resources for home classes and of greater support from their parents, teachers and pairs have a higher level satisfaction of basic psychological needs perception. This study represents a starting point for the investigation as it is the first study to address the perceptions of distance learning and its relation with the satisfaction of basic psychological needs in adolescentes.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021
Exame público realizado em 16 de dezembro de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/6118
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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